Mostrando postagens com marcador Política. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Política. Mostrar todas as postagens

17.4.06

Luiz Inácio falou, Luiz Inácio avisou...



Eles ficaram ofendidos com a afirmação
Que reflete na verdade o sentimento da nação
É lobby, é conchavo, é propina e jeton
Variações do mesmo tema sem sair do tom
Brasília é uma ilha, eu falo porque eu sei
Uma cidade que fabrica sua própria lei
Aonde se vive mais ou menos como na Disneylândia
Se essa palhaçada fosse na Cinelândia
Ia juntar muita gente pra pegar na saída
Pra fazer justiça uma vez na vida
Eu me vali deste discurso panfletário
Mas a minha burrice faz aniversário
Ao permitir que num país como o Brasil
Ainda se obrigue a votar por qualquer trocado
Por um par se sapatos, um saco de farinha
A nossa imensa massa de iletrados
Parabéns, coronéis, vocês venceram outra vez
O congresso continua a serviço de vocês
Papai, quando eu crescer, eu quero ser anão
Pra roubar, renunciar, voltar na próxima eleição
Se eu fosse dizer nomes, a canção era pequena
João Alves, Genebaldo, Humberto Lucena
De exemplo em exemplo aprendemos a lição
Ladrão que ajuda ladrão ainda recebe concessão
De rádio FM e de televisão
Rádio FM e televisão

Luís Inácio falou, Luís Inácio avisou
São trezentos picaretas com anel de doutor
Luís Inácio falou, Luís Inácio avisou....
(Paralamas do Sucesso - Vamo batê lata (Ao Vivo) - 1995)


---------------------------------------------


O ano era 1995. O século, XX. O presidente, Fernando Henrique Cardoso. O acusador, o líder petista, ex-metalúrgico, pai da moralidade e até então 2 vezes segundo colocado na corrida presidencial Luís Inácio Lula da Silva.

Numa certa entrevista o grande comandante da oposição ao governo FHC e ao recentemente implantado Plano Real dissera que os deputados não passavam de "300 picaretas com anel de doutor", em referência a jóia que recebem ao assumir o posto.

O Brasil inteiro aplaudiu a frase. Era uma definição clara da sujeira que dominava o Congresso Nacional, dita por um homem do povo que, como os outros, estava cansado de tanta corrupção, de ser tantas vezes enganado, de votar e não ser representado como deveria. Enfim, de um homem comum, político experiente, e que enxergava a podridão que dominava o poder federal.

Os Paralamas do Sucesso, uma das maiores bandas do Brasil lança, no seu CD ao vivo, a música "Luís Inácio - 300 picaretas". Chega a ser proibida de tocar em Brasília e tem um show na capital federal cancelado. Viva a democracia.

Mas eis que anos depois, na sua quarta tentativa à presidência, o mesmo ex-metalúrgico que fez a "denúncia" consegue vencer. É eleito presidente, e, como foi repetido à exaustão, diz que a esperança vença o medo.

Passam-se 3 anos. O mar de lama do Congresso se torna uma cachoeira, vinda de cima para baixo. Estão claramente envolvidos, denunciados pelo Ministério Público, ministros e ex-ministros do presidente metalúrgico. Comprovadas coincidências entre datas de depósitos e saques bancários com votações importantes em plenário; envolvimento do ex-presidente da Câmara dos Deputados - também do PT (e que acabaria absolvido na, talvez, maior pizza da História); publicitários famosos; "publicitários" famosos; deputados de partidos da base aliada e de "apoiadores informais".

Todos sabiam, todos admitem envolvimento. Alguns criam teorias para explicar ou suavizar o crime, mas ninguém mais nega participação. Outros, como o mago do marketing Duda "Dusseldorf" Mendonça chegam a admitir coisas que não se sabia para posar de santinho, mas acabaram levando as investigações exatamente para onde não queriam.

Apenas um homem não viu nada, não falou nada e não ouviu nada e não sabe de nada. Luís Inácio "Ali Babá" Lula da Silva.

O pai dos cretinos. O Deus dos cretinos. O f..d..p... dos cretinos. O ex-delator hoje é o líder dos 300 picaretas. Dos quais, 40 (ladrões.. coincidência?) foram indiciados pelo isento, ao que parece, Ministério Público. Aliás, a coisa é tão absurda que este governo se vangloria de deixar as instituições (quase sempre) trabalharem por si só. Seria cômico se não fosse trágico...

E nas pesquisas, ele segue sendo um perigoso favorito. É ridículo. Se por acaso Lula vencer novamente, além de estar se reelegendo (privilégio ao qual ele e seu partido sempre foram contrários), estará se locupletando de uma das mais tristes características do povo brasileiro, a qual, inclusive e principalmente, sempre foi uma das suas maiores bandeiras.

A falta de cultura do povo. De discernimento. De educação. O grau de alienação. Capaz de acreditar que corrupção passiva não é corrupção.

Ainda se encontra na rua pessoas que dizem que este governo não é o mais corrupto da história. Que muito foi feito antes sem que se soubesse. Que só se descobriu tudo isto pois era de interesse da "oposição".

Respostas: Não, não é. Sim, muito foi feito. Sim, é possível que sim.

Contraponto: Não ser o mais corrupto não significa que mereça ser desculpado, ou perdoado, ou ser mantido no poder. Muito continua sendo feito sem que se saiba. Pode ser que sim, mas algo do que se descobriu é pura mentira, ou se descobriu algo que realmente estava lá.

A "República de Ribeirão Preto". Isto foi inacreditável por demonstrar, mais uma vez, a facilidade com que se rouba neste país. Isso significa que se no próximo governo tivermos alguém de Pindamonhangaba, poderemos ter a "República Pindamonhangabense".

Não, eu não acho que o próximo presidente, não sendo o Lula, vá ser honesto. Eu não acho que os problemas vão se resolver. Eu apenas defendo que o Brasil morra sendo enganado por pessoas diferentes a cada mandato, e que o povo acorde para a força da sua mobilização, positiva para protestar, cobrar, reclamar, e negativa para se omitir, se deixar enganar, reeleger.

O próprio Alckmin está se valendo de um discurso "panfletário", de "eu nunca falei em ética, mas sou ético". Acho isso perigoso. Se ele estiver dizendo isto pois é o discurso que cola nesta "massa de iletrados" mas que ele pelo menos tenha um projeto de país, e no momento, seja qual for, ótimo. Agora, se a questão é simplesmente trocar a foto atrás da cadeira presidencial, nos preparemos para um governo turbulento, ou assim espero.

O brasileiro tem que aprender a parar de esperar o salvador. Ele não virá. Se alguém acreditava que o nosso atual presidente era o "esperado", bastaria lembrar que há 10 anos ele mesmo avisou sobre os 300 picaretas que, em sua maioria, continuam lá, e continuarão, se o voto de cada um dos brasileiros não impedir.
4172

30.3.06

Se ela dança, eu danço...


Essa foi uma cena lamentável. A deputada Angela Guadagnin (PT-SP) literalmente dançou no plenário da Câmara dos Deputados quando foi anunciada a absolvição do seu companheiro de partido João Magno (MG). A referida parlamentar ainda pediu desculpas "se ofendeu alguém". Ofendeu sim, a minha inteligência.

Na mais branda das hipóteses, ela comemorou a vitória de um amigo pessoal, não importando o que ele tenha feito, mas apenas por serem amigos. Mas espere aí, quem está ali não é a Angela Guadagnin, mas os eleitores que a elegeram, e todos nós que, representativamente, somos cada um dos "513 picaretas". Não há espaço, na Câmara, para demonstrações de afeto pessoal. Ou ela está dizendo que seus eleitores também estão felizes? Aposto que não... ao menos, não todos...

Problemas da representatividade personalista brasileira. Como temos partidos fracos, as pessoas votam em pessoas, que ao chegar lá se julgam no direito de cantar e dançar. Acontece que elas não tem este direito. Se quiserem, comemorem na intimidade, visitem-se, mas não façam isso nas nossas cabeças.

Quem também dançou foi o ex-ministro Antonio Palocci. Numa rápida agonia, o ex-todo-poderoso desabou como Golias, graças ao David "Nildo". Não, o caseiro não é herói. O caseiro é, no máximo, um sopro do vento que derrubou o castelo de cartas do Ministério da Fazenda e, se o povo brasileiro tiver um mínimo de vergonha na cara, decretou o fim da reeleição do presidente Lula.

Eu votei no Lula. Eu apoiei o Lula. Depois de muito tempo criticando o PT, eu apostei neste governo pois acreditava que, como disse o então ministro da educação Cristovam Buarque numa palestra que eu assisti em Porto Alegre ainda em 2003, o Brasil ia fazer "uma longa curva à esquerda, e não simplesmente dobrar". Pois bem, lá se vão 3 anos e nada da tal curva aparecer...

Ao contrário do que os últimos defensores do Lula acham, eu não espero que o próximo presidente não seja corrupto. É esmagadora a possibilidade de ele ser tão ou mais corrupto do que o "Lulinha paz e amor". Entretanto, CPIs, o Ministério Público e a Polícia Federal estão aí para isso.. estão aí inclusive, para serem freados por habeas-corpus concedidos pelo Supremo Tribunal Federal.

O que diferencia o Lula dos demais não é a ética, como muitos por muito tempo acreditaram e alguns ainda assim insistem em enxergar. O que o diferencia é que os outros não prometem que vão salvar o mundo do mal, não fazem depredações quando são contrariados, e não fazem de conta que não sabem de nada do que acontece a sua volta.

Somos todos brasileiros, e todos, sem exceção, usamos o "jeitinho" uma que outra vez. Todos recriminamos isto, mas todos fazemos. Sem demagogia.

Eu acredito que a consciência política do brasileiro está melhor hoje do que estava há 14 anos, quando o Collor caiu. Só que eu também não acho que o povo brasileiro aprendeu a votar, isso leva tempo...

Uma das coisas que as pessoas precisam se dar conta é da força da mobilização popular. Severino Cavalcanti e a remuneração do recesso parlamentar são dois pequenos exemplos de que, minimamente organizada, sociedade e mídia podem impedir que esta babel se desenvolva e, quem sabe até, combatê-la. Em nenhum dos dois casos houve grandes mobilizações, mas em ambos houve uma certa movimentação, e o resultado surpreendeu por não ser favorável aos "senhores deputados".

A própria verticalização é outro exemplo. A discussão de uma lei dessas, por si só, é absurda. Se o partido X defende as idéias A no âmbito federal, como (ou onde) poderia ser possível que numa fração do país (estado) este partido combatesse estas mesmas idéias? O argumento a favor do fim desta lei é a de que "nordeste e sul não necessariamente pensam igual". Ótimo! Então façam partidos diferentes! Ou estás me dizendo que querem o poder pelo poder? (Não Fábio... é impressão tua...). Só no Brasil que o óbvio (verticalização) pode ser debatido. Somos praticamente os sofistas atenienses!!

A dança da ilustre deputada foi quebra de decoro sim! Foi desrespeitoso com o povo, pois colocou a sua relação pessoal acima da relação parlamentar. E se o tal deputado for condenado pela justiça depois? A própria deputada, até onde se sabe, tem alguns processos nas costas do tempo que era prefeita de São José dos Campos. Como poderia ela algum dia defender a ética, e ainda mais agora?

"Não à reeleição em todos os poderes elegíveis". Um adesivo que eu tive há muitos anos dizia isso, e eu não o entendia (pois não sabia o que era reeleição, e nem o que queria dizer "elegíveis"). Pois agora, é isto que eu vou defender. Não também ao voto branco ou nulo, pois voto inválido é voto pelo vencedor!

Não à reeleição, para que nossos nobres deputados pelo menos não possam dançar outra vez sobre nossas cabeças!!
4038

23.7.05

Sancho, cadê você!!

"Neste país, está para nascer alguém que venha querer discutir ética comigo... conquistei o direito de andar de cabeça erguida com muito sacrifício, e não vai ser a elite brasileira que vai fazer eu abaixar a minha cabeça. Não vai ser".

Não é preciso ler jornais diariamente para reconhecer o autor desta frase. É claro que se trata do presidente Luis Inácio Lula da Silva. O "presidente Lula", como alguns dizem, ainda com orgulho. O problema é que essa frase não foi dita há 25 anos, nas greves do ABC, ou há 15, na eleição contra as elites e o Collor. Foi dita ontem, em pleno mês de julho de 2005, dois anos e meio depois de a esperança ter vencido o medo.

É o fim. Quando o presidente do país se dirige ao povo dizendo que "as elites" estão contra ele, é porque chegou ao fim. Primeiro: ele foi eleito com o apoio das "elites". Sem estes votos o PT não o teria elegido e não vai eleger mais ninguém. Segundo: o sr. Antônio Palocci - até agora um dos poucos ainda "ilesos" nesta história toda - faz exatamente o jogo dessas elites. Pior, é duramente criticado pelos empresários "neo-liberais" por causa do excessivo cumprimento das "regras".

A impressão que me deu ao ver, e ao ler, esta declaração, é a de que o presidente enlouqueceu. Parece que ele quer se colocar de vítima, chamar o povo às armas ou a sei-lá-o-que, para evitar "o golpe das elites". Acorda, presidente. Pode até ser que alguns tenham interesse na sua queda, sem dúvida. Mas ir, supostamente, para a imprensa internacional e dizer que - quando teve recursos "não contabilizados" - o PT "fez o que todo mundo no Brasil faz" é, no mínimo, ignorância da sua parte, senhor Chefe-de-Estado do Brasil.

Na verdade, tudo isto é verborragia sua. Não adianta lutar contra fatos. Os presidentes anteriores foram corruptos? Sim, sem dúvida, é possível até se afirmar que todos foram. E todos foram cassados e punidos? Não, nem todos. Mas isto não lhe dá o direito de fazer o que quer. Não é por que alguém mata uma pessoa e não vai preso que eu posso me sentir no direito de matar qualquer um, ou é?

Aliás, isso me lembra do seu amigo, Delúbio Soares. No depoimento a CPI ele afirmou se considerar um homem honesto. Entretanto, ao ser perguntado por que fez os empréstimos inexplicáveis, disse que "o PT estava em dificuldades e precisava de dinheiro". Então quer dizer que se eu precisar de dinheiro eu tenho o direito de obtê-lo da forma que eu puder, é isso? É isso que o seu partido está afirmando para um país de pobres como é o nosso?

Dar status de ministro ao Presidente do Banco Central para ele não ser processado foi o primeiro erro. Os culpados serão punidos? Cortar da própria carne? Lindo discurso, mas e a ação?

Antes disso, por sinal, o caso dos Bingos, ainda em 2004. O então chefe da Casa Civil José Dirceu foi afastado, ao menos para investigações?. Nunca houve nem o afastamento, nem as investigações. Ele só caiu agora, quando todo o seu governo começou a desmoronar. Tarde demais...

Presidente. Seus inimigos não são moinhos de vento, são homens. E também não são "das elites", são do seu próprio governo e do seu partido. A oposição, como bem lembrou um deputado numa das sessões da CPI dos Correios, está frustrada. Em quase 3 anos de trabalho não conseguiu criar nenhuma crise. Esta, presidente, que vai acabar muito além do que o senhor insiste em não enxergar, foi iniciada por um ex-aliado seu, como retaliação por ter sido vítima da arrogância petista de achar que era só jogar ele (o ex-aliado) aos leões e o problema dos Correios terminava.

Cada dia que passa o senhor está mais isolado. Primeiro foi o "Zé", depois a direção do PT - que, nas suas palavras, já estava prejudicada por ser composta pelo "segundo time", já que o primeiro estava com o senhor no governo federal. Agora Ministros. Como se não bastasse, Olívio Dutra sai para entrar um ex-ministro do tão amaldiçoado ex-presidente Collor. Não é mesmo irônico?

Eu me pergunto. Onde andará o Sancho Pança deste nosso Dom Quixote? Alguém por favor o encontre, e diga-lhe para avisar ao Lula de que ele não é mais o metalúrgico grevista, mas sim o presidente "neo-liberal" que governa com as elites.

Sancho, cadê você!!
2075

8.7.05

Viva o febeapá!

Como bem lembrou o saudoso Stanislaw Ponte Preta, no seu Febeapá (Festival de besteiras que assola o país): "O mal do Brasil é ter sido descoberto por estrangeiros".

São pérolas como estas, proferidas por autoridades e personalidades do nosso país que fazem com que sejamos, ao redor do mundo, reconhecidos como um povo bem humorado. Também, como levar a sério um país em que um ministro de governo diz, em alto e bom som, que a sua cachorrinha "é um ser humano como qualquer outro"? (Magri, governo Collor). Ou talvez o país do terceiro mundo onde seu presidente, ao responder sobre o que faria se seu pai tivesse que viver com um salário mínimo, respondesse: "Dava um tiro na boca" (João Baptista Figueiredo, 1980). Ainda, onde o presidente do maior partido de esquerda diz que assinou um documento sem ler, sendo este "documento", um simples empréstimo da ordem de R$ 2.400.000,00, cujo avalista era um "publicitário" "desconhecido" pelo tal político?



Será possível que somos tão idiotas assim? Pior do que isto. As versões mudam como se ninguém tivesse ouvido o que se falou antes. Eu entendo que é complicado ter sido descoberto em algo nitidamente ilegal, mas vamos com calma, né? Primeiro de abril é só uma vez por ano...

A situação está extrapolando a simples inversão de discursos. Agora, os que não tem nada a ver com a história, e querem apenas descobrir a verdade, fazem perguntas objetivas (não sem antes discursar, é claro), enquanto os envolvidos tentam desqualificar a investigação e suas testemunhas das maneiras mais, com o perdão do trocadilho, incríveis.

Visualizem. A secretária do tal "publicitário" está prestando depoimento. Demonstra, por fatos, que algumas das suas afirmações anteriores já foram comprovadas por investigações da Polícia Federal e da própria Comissão que a entrevistava naquele momento. Tudo correndo muito bem, algumas contradições com o que outros afirmaram, mas dentro do esperado. Não menos que de repente uma ilustre senadora catarinense do partido do governo começa o seu interrogatório. Entre outros requerimentos, a mesma solicita que se investigue o nome do amigo de colégio da depoente que arrumou o computador dela, nome da empresa de RH que a levou a trabalhar na empresa de Marcos Valério, e pede que se verifique a coincidência do sobrenome do marido da inquirida com um vereador do PTB no interior de não-sei-aonde (terra da depoente, mas de qualquer forma, supondo sei-lá-o-que).

Podem ser úteis? Talvez quem sabe entretanto porém contudo sim. Mas até lá, perderam-se 15 preciosos minutos de questionamento, e outros tantos de investigação (para executar os tais requerimentos).

Outros parlamentares deixaram aflorar o seu lado "brasileiro" e bem humorado para fazer as indagações. O gaúcho Pompeo de Matos (PDT), disse que ia "permanecer sentado e se agarrar na mesa" antes de anunciar ter descoberto que o valor movimentado pelas empresa do envolvido entre 2001 e 2004 chegava a 1 bilhão de reais.

Um bilhão de reais, em talvez 5 anos? Sendo 20 milhões tirados em dinheiro vivo, e em malotes de centenas de milhares. Primeiro para comprar gado, depois pagar fornecedores, e por último (até agora) re-depositar? Sr. Marcos Valério, chega mais.. tu acha que eu sou quem? O Bozo?

Aí nasce outra pergunta. Como um pseudo-publicitário movimentaria 1 bilhão de reais em 5 anos? Consideremos ainda: o seu patrimônio, até o início deste período era milhares de vezes menor do que isto, e mesmo hoje, este patrimônio não chega nem perto da metade deste valor. Outra: ele nem mesmo é sócio de algumas das empresas, senão apenas marido da sócia. Ou seja, praticamente nada disto está, legalmente, em seu nome. Por que não estão em seu nome, se está claro que é ele quem exerce a chefia das tais empresas? Em última análise, quem sabe, ele poderia até não ter que responder sobre estas movimentações.

Está claro que, na verdade, o empresário é apenas o "laranja" - outro termo inteligentemente explicado pelo deputado gaúcho - de um esquema de corrupção muito maior do que ele próprio pode imaginar. Se ele tem culpa? Tem, claro que tem, e muita. Mas ele não é um golfinho, muito menos um tubarão nessa história. Talvez um linguado, ou um peixe-palhaço perdido no caminho para a escola....

Bem humorado? Sim, também somos bem humorados, senhores estrangeiros. Mas o nosso maior problema é que, por trás desta cínica alegria, existe um povo que não se leva a sério. Enquanto for assim, continuarmos vivendo o Febeapá...
1942

28.5.05

O CPI do Brasil



Quem me conhece sabe. Por mais desesperadora que pareça a atual situação sócio-política do Brasil, eu levo muita fé no país. Eu acredito que as coisas vem melhorando estruturalmente, ainda que devagar. Com um país deste tamanho, contudo, não teria como ser diferente..

Mas eu sou obrigado a admitir: cada vez está mais difícil manter esta fé. Eu continuo acreditando no futuro, sem pressa, consciente de que eu não viverei para ver o futuro que todos esperamos. "Até aí tudo bem", eu penso.. mas como que do nada o governo vem com uma "velha novidade" e esmaga a minha esperança.

A última dessas foi a Comissão Parlamentar de Inquérito sobre a corrupção nos Correios. Tem corrupção? Ok, então vamos investigar e punir os culpados, certo? Errado.. O que está em jogo aqui, e possivelmente em todas as outras "comissões" criadas até hoje (incluindo a que acabou derrubando o governo Collor) é desestabilizar o governo.

Corrupção sempre houve e sempre haverá. No governo e na oposição. Agora, esta hipocrisia de quem está na oposição vir dizer "olha, o governo é corrupto!!" é algo triste e revoltante. Os partidos de direita (PSDB e PFL) têm razão quando dizem que o governo do PT está provando do seu próprio remédio ao tentar, de todas as formas, impedir a criação da tal "CPI". O que eles parecem esquecer - mas na verdade apenas tentam dissimular - é que o chapéu também cabe em suas próprias cabeças, pois quando eram governo eles também usaram de todos estes artifícios para evitar outras "investigações".

É triste. Esta "CPI" está começando exatamente igual a todas as outras. Os mesmos discursos por parte da situação, e também da oposição. A "diferença" é que agora os atores inverteram os papéis. O mocinho está lendo o texto do bandido, e vice-versa...

Se pelo menos alguém entre os nossos congressistas estivesse realmente interessado em chegar a uma conclusão para punir corruptos, mas não. O que está em jogo é a eleição de 2006, o "poder". É incrível e absurdo que, para estes senhores, o seu próprio interesse sempre esteja acima até da governabilidade do país. Que estranha representatividade esta. Parece até que estamos assistindo algo de fora. É como se o que os nossos legisladores decidissem não tivesse nada a ver com a gente. Infeliz ironia...

Em nome de seus próprios interesses, os exageros chegam a níveis de "se isto é bom para ele, não me serve", não interessando para quem, além "dele", isto seja bom...

Comissões Parlamentares de Inquérito são apenas mais um exemplo de algo que na idéia é muito interessante, mas quando colocada em prática se torna apenas mais uma "arma de manobra". Fica difícil acreditar em alguma coisa assim...

Ao contrário do que muitos pensam, "CPI" não é algo que está previsto na Constituição de 1989. Também não é algo criado em outro país apenas adaptadamente utilizado aqui. O Brasil é, provavelmente o país com o maior e mais cara-de-pau CPI do Mundo...

O que temos lá em cima, em Brasília, é um grande CPI. O poder legislativo nacional não passa, no final das contas, de um Congresso Puramente Ilustrativo...
1707