17.6.06

Fala séééééério, seu Casseta...


Há tempos eu queria escrever sobre o Casseta & Planeta. A polêmica com os gaúchos, algum programa especial ou mesmo as imitações. Nunca me vinha nada de útil, que eu considerasse render um bom texto. Bem, hoje não tenho o melhor dos motivos, mas acho que não posso deixar de falar dos "Cassetas".

Eu os acompanho desde que começaram na Globo, na virada dos anos 90. Foram redatores do TV Pirata, eu sei, mas só os encontrei quando foram o "apoio" do "Dóris para maiores" que, por sinal, era um programa muito ruim, capitaneado pela inelembrável Dóris Giese. Depoi sim, veio o "Casseta e Planeta Urgente", mensal no início e semanal há alguns bons anos.

Programas clássicos: Viagens à Itália, e Pelotas/Antartida; Propaganda clássica: a cachaça Tabajara (brincadeira sobre os então famosíssimos "bichinhos parmalat").

Bussunda. Um dos melhores. Presidente Lula, Ronaldinho Dentucho, Maradona, Sérgio Chapelin, "Montanha", Marrentinho Carioca e o recorrente seringueiro: "Ah não, tu vai me dizer que veio aqui só para tirar onda por que eu tiro leite do pau?"

Há um tempo atrás.. alguns anos, eu acho, grande parte dos gaúchos se irritaram com as brincadeiras que o grupo fazia com eles (com a gente, no caso). Eu nunca me estressei. É claro que eu não gosto dessa brincadeira de gaúchos/veados, mas eu gosto do baiano preguiçoso, do português burro, do argentino egocêntrico.. então...

Talvez o Bussunda seja o mais carismático dos cassetas, e por isso esteja fazendo tanta falta. Não sei como vai ser daqui pra frente, mas os que estavam na Alemanha estão voltando para o Brasil, e terça feira o programa será especial, em homenagem ao colega.

É uma situação complicada, mas para decidir como vai ser daqui pra frente talvez eles pudessem aproveitar uma piada deles mesmo. Uma vez, num quadro falando dos Beatles, o "repórter" perguntou para os 3 fab-four então ainda vivos como eles faziam para dividir todo o dinheiro que estavam ganhando com a onda do "Anthology". A resposta, se não me engano dada pelo Bussunda McCartney: "É o seguinte seu Casseta. A gente joga o dinheiro pra cima.. o que o Lennon pegar fica pra ele, e o que sobrar a gente divide entre nós três".

Meu abraço e minha homenagem a um companheiro de incontáveis terças-feiras nos últimos 15 anos.

P.S.: Eu ainda vou comprar minha camiseta do Tabajara...
4565

2.6.06

Michelle, ma belle...

Amizade. Por mais que a gente saiba o que é isso, às vezes parece que a gente esquece.

Uma das coisas que eu sempre tive bem claras nesses meus primeiros meses aqui em Joinville é que eu estaria lidando com pessoas diferentes, e que por mais próximos que talvez parecêssemos, ainda levaria um tempo para que eu pudesse chamar alguém de amigo, como chamo vários lá em Porto Alegre.

Eu tenho uma amiga em Joinville. Bem, talvez eu tenha mais - e eu não pretendo ser injusto aqui -, mas eu posso dizer com toda a certeza que ao menos uma "joinvilense da gema" eu quero levar comigo, no coração, para sempre.

Michelle Castro, Mi, Bob Esponja, Sra. Dislexia... hehe.. Durante praticamente oito meses nos encontramos quase diariamente para trabalhar e fazer festa, sem cansar. É claro que discutimos algumas vezes, até brigamos (segundo ela, a ponto de parecer que nunca mais íamos nos falar). Nos últimos 40 dias enfrentamos, juntos, o maior desafio da nossa ainda curta carreira profissional, quando a nossa querida editora precisou se ausentar.

Mi. Eu mesmo me surpreendi com a forma como senti a tua falta nestes dias. Nossas conversas, nossas besteiras, nossos estresses, a michellite e a lunardite.. Ah... tão perto (no tempo e no espaço), e ao mesmo tempo tão longe...

Te adoro "alemoa". Obrigado pelos toques, pelos conselhos, pelas discordâncias, pelas caronas, pelas festas, pela festa de aniversário na "redação", pela caminhada até o Mueller, pelas trocas de horário quando eu precisei, pelas partidas de sinuca, pela força, pelas chamadas de atenção, pelos elogios, pelas demonstrações de carinho, pelo McDonald´s e, é claro, por ter sido a primeira pessoa que eu encontrei nessa minha nova cidade. A gente já comentou isso várias vezes, mas a verdade é que a vida acontece assim.. meio por acaso...

Tudo de bom neste teu novo desafio. Tenho certeza que vai dar tudo certo, e o mundo vai começar a conhecer a excelente jornalista com a qual eu tive o prazer de trabalhar diretamente nestes meses. Te amo demais, viu?

Ah.. antes que eu me esqueça.. não te preocupa que eles não vão te "desmascarar", viu? Não tem nada escondido aí.. :-D

Assinado:
Irish man
4481

17.4.06

Luiz Inácio falou, Luiz Inácio avisou...



Eles ficaram ofendidos com a afirmação
Que reflete na verdade o sentimento da nação
É lobby, é conchavo, é propina e jeton
Variações do mesmo tema sem sair do tom
Brasília é uma ilha, eu falo porque eu sei
Uma cidade que fabrica sua própria lei
Aonde se vive mais ou menos como na Disneylândia
Se essa palhaçada fosse na Cinelândia
Ia juntar muita gente pra pegar na saída
Pra fazer justiça uma vez na vida
Eu me vali deste discurso panfletário
Mas a minha burrice faz aniversário
Ao permitir que num país como o Brasil
Ainda se obrigue a votar por qualquer trocado
Por um par se sapatos, um saco de farinha
A nossa imensa massa de iletrados
Parabéns, coronéis, vocês venceram outra vez
O congresso continua a serviço de vocês
Papai, quando eu crescer, eu quero ser anão
Pra roubar, renunciar, voltar na próxima eleição
Se eu fosse dizer nomes, a canção era pequena
João Alves, Genebaldo, Humberto Lucena
De exemplo em exemplo aprendemos a lição
Ladrão que ajuda ladrão ainda recebe concessão
De rádio FM e de televisão
Rádio FM e televisão

Luís Inácio falou, Luís Inácio avisou
São trezentos picaretas com anel de doutor
Luís Inácio falou, Luís Inácio avisou....
(Paralamas do Sucesso - Vamo batê lata (Ao Vivo) - 1995)


---------------------------------------------


O ano era 1995. O século, XX. O presidente, Fernando Henrique Cardoso. O acusador, o líder petista, ex-metalúrgico, pai da moralidade e até então 2 vezes segundo colocado na corrida presidencial Luís Inácio Lula da Silva.

Numa certa entrevista o grande comandante da oposição ao governo FHC e ao recentemente implantado Plano Real dissera que os deputados não passavam de "300 picaretas com anel de doutor", em referência a jóia que recebem ao assumir o posto.

O Brasil inteiro aplaudiu a frase. Era uma definição clara da sujeira que dominava o Congresso Nacional, dita por um homem do povo que, como os outros, estava cansado de tanta corrupção, de ser tantas vezes enganado, de votar e não ser representado como deveria. Enfim, de um homem comum, político experiente, e que enxergava a podridão que dominava o poder federal.

Os Paralamas do Sucesso, uma das maiores bandas do Brasil lança, no seu CD ao vivo, a música "Luís Inácio - 300 picaretas". Chega a ser proibida de tocar em Brasília e tem um show na capital federal cancelado. Viva a democracia.

Mas eis que anos depois, na sua quarta tentativa à presidência, o mesmo ex-metalúrgico que fez a "denúncia" consegue vencer. É eleito presidente, e, como foi repetido à exaustão, diz que a esperança vença o medo.

Passam-se 3 anos. O mar de lama do Congresso se torna uma cachoeira, vinda de cima para baixo. Estão claramente envolvidos, denunciados pelo Ministério Público, ministros e ex-ministros do presidente metalúrgico. Comprovadas coincidências entre datas de depósitos e saques bancários com votações importantes em plenário; envolvimento do ex-presidente da Câmara dos Deputados - também do PT (e que acabaria absolvido na, talvez, maior pizza da História); publicitários famosos; "publicitários" famosos; deputados de partidos da base aliada e de "apoiadores informais".

Todos sabiam, todos admitem envolvimento. Alguns criam teorias para explicar ou suavizar o crime, mas ninguém mais nega participação. Outros, como o mago do marketing Duda "Dusseldorf" Mendonça chegam a admitir coisas que não se sabia para posar de santinho, mas acabaram levando as investigações exatamente para onde não queriam.

Apenas um homem não viu nada, não falou nada e não ouviu nada e não sabe de nada. Luís Inácio "Ali Babá" Lula da Silva.

O pai dos cretinos. O Deus dos cretinos. O f..d..p... dos cretinos. O ex-delator hoje é o líder dos 300 picaretas. Dos quais, 40 (ladrões.. coincidência?) foram indiciados pelo isento, ao que parece, Ministério Público. Aliás, a coisa é tão absurda que este governo se vangloria de deixar as instituições (quase sempre) trabalharem por si só. Seria cômico se não fosse trágico...

E nas pesquisas, ele segue sendo um perigoso favorito. É ridículo. Se por acaso Lula vencer novamente, além de estar se reelegendo (privilégio ao qual ele e seu partido sempre foram contrários), estará se locupletando de uma das mais tristes características do povo brasileiro, a qual, inclusive e principalmente, sempre foi uma das suas maiores bandeiras.

A falta de cultura do povo. De discernimento. De educação. O grau de alienação. Capaz de acreditar que corrupção passiva não é corrupção.

Ainda se encontra na rua pessoas que dizem que este governo não é o mais corrupto da história. Que muito foi feito antes sem que se soubesse. Que só se descobriu tudo isto pois era de interesse da "oposição".

Respostas: Não, não é. Sim, muito foi feito. Sim, é possível que sim.

Contraponto: Não ser o mais corrupto não significa que mereça ser desculpado, ou perdoado, ou ser mantido no poder. Muito continua sendo feito sem que se saiba. Pode ser que sim, mas algo do que se descobriu é pura mentira, ou se descobriu algo que realmente estava lá.

A "República de Ribeirão Preto". Isto foi inacreditável por demonstrar, mais uma vez, a facilidade com que se rouba neste país. Isso significa que se no próximo governo tivermos alguém de Pindamonhangaba, poderemos ter a "República Pindamonhangabense".

Não, eu não acho que o próximo presidente, não sendo o Lula, vá ser honesto. Eu não acho que os problemas vão se resolver. Eu apenas defendo que o Brasil morra sendo enganado por pessoas diferentes a cada mandato, e que o povo acorde para a força da sua mobilização, positiva para protestar, cobrar, reclamar, e negativa para se omitir, se deixar enganar, reeleger.

O próprio Alckmin está se valendo de um discurso "panfletário", de "eu nunca falei em ética, mas sou ético". Acho isso perigoso. Se ele estiver dizendo isto pois é o discurso que cola nesta "massa de iletrados" mas que ele pelo menos tenha um projeto de país, e no momento, seja qual for, ótimo. Agora, se a questão é simplesmente trocar a foto atrás da cadeira presidencial, nos preparemos para um governo turbulento, ou assim espero.

O brasileiro tem que aprender a parar de esperar o salvador. Ele não virá. Se alguém acreditava que o nosso atual presidente era o "esperado", bastaria lembrar que há 10 anos ele mesmo avisou sobre os 300 picaretas que, em sua maioria, continuam lá, e continuarão, se o voto de cada um dos brasileiros não impedir.
4172

10.4.06

É CAM-PE-ÃO!!


Saudações tricolores!! Que domingo, hein? O meu, ainda que tenha acabado numa noite de trabalho, foi fantástico!! Mesmo tendo sido o ano da segunda divisão (2005) o que eu mais vezes fui ao estádio apoiar o Grêmio em quase 3 décadas, não levava muita fé neste título gaúcho não. Torcia, é óbvio. Estamos na final, então pelo menos joguemos para ganhar. Mas não acreditava. O Inter vinha de 4 títulos gaúchos sem o Grêmio nem ao menos chegar na final, um vice-campeonato brasileiro e é líder do seu grupo na Libertadores.

O Grêmio? É, vencemos árduamente a segunda divisão no ano passado, mas mal havíamos nos recuperado da derrota, em casa, para o 15 de novembro, que acabou com a nossa história na Copa do Brasil deste ano.

Como tinha que trabalhar, e sabia que se fosse ver o jogo na rua isso (de ir trabalhar) não seria uma decisão fácil, preferi ficar no conforto da minha casa e da internet. Na TV, a final do catarinense, que acabaria sendo vencida pelo Figueirense.

Primeiro tempo, 0 a 0. Como não estava vendo nem ouvindo o jogo, não tinha noção de quem estava melhor, mas estava considerando o resultado bem razoável. Ainda que perdêssemos nos pênaltis - como ocorrera contra o 15, por sinal -, mesmo depois de duas partidas não teríamos perdido, em campo, para "eles". Segundo tempo. Eu até estava distraído na internet quando o "óbvio" aconteceu. Fernandão, 1 a 0 Inter. Tudo bem... vamos para o Brasileirão e ano que vem impediremos o hexa colorado.

Lá pelas tantas, apareceu "bolinha" na tela do jogo da TV, o que significava que tinha saído gol em algum dos outros jogos que estavam acontecendo naquele momento. Uma ponta de esperança surgiu até que o narrador anunciou. Grêmio, 1 a 1 em pleno Beira-Rio.

Comecei a ficar nervoso. A narração "online" que eu estava acompanhando estava atrasada e nada de aparecer o empate. O tempo foi passando, o placar no jogo catarinense foi ampliado e, quando eu ia ter uma síncope, apareceu o gol na tela do PC. Dei um berro incrédulo! Olhei, eram cerca de 30 minutos da etapa final.

Como estava com um atraso de alguns preciosos minutos na narração, tinha a impressão de que aquela agonia ia durar uma hora. Antes de o jogo que eu acompanhava chegar aos 45, o jogo lá terminava aos 48. Um a um. Grêmio, campeão gaúcho de 2006.

Inacreditável. Há quatro meses o Sport Club liderava o Campeonato Brasileiro e vinha de 4 títulos gaúchos sem encontrar o tricolor no caminho. Nós, por outro lado, batalhávamos árduamente contra Anapolina, São Raimundo e Santa Cruz pela volta à primeira divisão, depois de 2 anos "batalhando" para cair.

E agora? Dois troféus no olímpico, e nenhum no Beira-Rio. Pouco? Eu acho que o "quase-campeão brasileiro" e "quem-sabe-talvez-pode-ser-numa-dessas campeão da Libertadores 2006" é um adversário respeitavel. É bom ressaltar, entretanto, que o co-irmão manteve a escrita e seguiu fiel a São Caetano (protetor dos eternos vices).

Por que o Grêmio foi campeão? Por que - e isso eu tenho que admitir - o tão contestado - inclusive por mim - Mano Menezes foi inteligente, e o Internacional foi incompetente. Por fim, está na Bíblia. "Mano" matou Abel...

Com o Grêmio aonde eu estiver!! E parabéns a todos nós, gremistas!!
4130

30.3.06

Se ela dança, eu danço...


Essa foi uma cena lamentável. A deputada Angela Guadagnin (PT-SP) literalmente dançou no plenário da Câmara dos Deputados quando foi anunciada a absolvição do seu companheiro de partido João Magno (MG). A referida parlamentar ainda pediu desculpas "se ofendeu alguém". Ofendeu sim, a minha inteligência.

Na mais branda das hipóteses, ela comemorou a vitória de um amigo pessoal, não importando o que ele tenha feito, mas apenas por serem amigos. Mas espere aí, quem está ali não é a Angela Guadagnin, mas os eleitores que a elegeram, e todos nós que, representativamente, somos cada um dos "513 picaretas". Não há espaço, na Câmara, para demonstrações de afeto pessoal. Ou ela está dizendo que seus eleitores também estão felizes? Aposto que não... ao menos, não todos...

Problemas da representatividade personalista brasileira. Como temos partidos fracos, as pessoas votam em pessoas, que ao chegar lá se julgam no direito de cantar e dançar. Acontece que elas não tem este direito. Se quiserem, comemorem na intimidade, visitem-se, mas não façam isso nas nossas cabeças.

Quem também dançou foi o ex-ministro Antonio Palocci. Numa rápida agonia, o ex-todo-poderoso desabou como Golias, graças ao David "Nildo". Não, o caseiro não é herói. O caseiro é, no máximo, um sopro do vento que derrubou o castelo de cartas do Ministério da Fazenda e, se o povo brasileiro tiver um mínimo de vergonha na cara, decretou o fim da reeleição do presidente Lula.

Eu votei no Lula. Eu apoiei o Lula. Depois de muito tempo criticando o PT, eu apostei neste governo pois acreditava que, como disse o então ministro da educação Cristovam Buarque numa palestra que eu assisti em Porto Alegre ainda em 2003, o Brasil ia fazer "uma longa curva à esquerda, e não simplesmente dobrar". Pois bem, lá se vão 3 anos e nada da tal curva aparecer...

Ao contrário do que os últimos defensores do Lula acham, eu não espero que o próximo presidente não seja corrupto. É esmagadora a possibilidade de ele ser tão ou mais corrupto do que o "Lulinha paz e amor". Entretanto, CPIs, o Ministério Público e a Polícia Federal estão aí para isso.. estão aí inclusive, para serem freados por habeas-corpus concedidos pelo Supremo Tribunal Federal.

O que diferencia o Lula dos demais não é a ética, como muitos por muito tempo acreditaram e alguns ainda assim insistem em enxergar. O que o diferencia é que os outros não prometem que vão salvar o mundo do mal, não fazem depredações quando são contrariados, e não fazem de conta que não sabem de nada do que acontece a sua volta.

Somos todos brasileiros, e todos, sem exceção, usamos o "jeitinho" uma que outra vez. Todos recriminamos isto, mas todos fazemos. Sem demagogia.

Eu acredito que a consciência política do brasileiro está melhor hoje do que estava há 14 anos, quando o Collor caiu. Só que eu também não acho que o povo brasileiro aprendeu a votar, isso leva tempo...

Uma das coisas que as pessoas precisam se dar conta é da força da mobilização popular. Severino Cavalcanti e a remuneração do recesso parlamentar são dois pequenos exemplos de que, minimamente organizada, sociedade e mídia podem impedir que esta babel se desenvolva e, quem sabe até, combatê-la. Em nenhum dos dois casos houve grandes mobilizações, mas em ambos houve uma certa movimentação, e o resultado surpreendeu por não ser favorável aos "senhores deputados".

A própria verticalização é outro exemplo. A discussão de uma lei dessas, por si só, é absurda. Se o partido X defende as idéias A no âmbito federal, como (ou onde) poderia ser possível que numa fração do país (estado) este partido combatesse estas mesmas idéias? O argumento a favor do fim desta lei é a de que "nordeste e sul não necessariamente pensam igual". Ótimo! Então façam partidos diferentes! Ou estás me dizendo que querem o poder pelo poder? (Não Fábio... é impressão tua...). Só no Brasil que o óbvio (verticalização) pode ser debatido. Somos praticamente os sofistas atenienses!!

A dança da ilustre deputada foi quebra de decoro sim! Foi desrespeitoso com o povo, pois colocou a sua relação pessoal acima da relação parlamentar. E se o tal deputado for condenado pela justiça depois? A própria deputada, até onde se sabe, tem alguns processos nas costas do tempo que era prefeita de São José dos Campos. Como poderia ela algum dia defender a ética, e ainda mais agora?

"Não à reeleição em todos os poderes elegíveis". Um adesivo que eu tive há muitos anos dizia isso, e eu não o entendia (pois não sabia o que era reeleição, e nem o que queria dizer "elegíveis"). Pois agora, é isto que eu vou defender. Não também ao voto branco ou nulo, pois voto inválido é voto pelo vencedor!

Não à reeleição, para que nossos nobres deputados pelo menos não possam dançar outra vez sobre nossas cabeças!!
4038

26.3.06

Parabéns Porto Alegre!!

Hoje é 26 de março de 2006 e Porto Alegre completa 234 anos. Aqui coloco minha homenagem.

Esta carta foi escrita em 2001, na aula de português da faculdade. Entre as coisas que mudaram, é importante ressaltar que naquela época eu sempre passava as férias de inverno em São Paulo. O então senador Fogaça hoje é prefeito de Porto Alegre.

De resto, aviso aos catarinenses desavisados. O ufanismo deste texto é absurdo, propositadamente exagerado, pois é uma declaração de amor. Nada contra coisa nenhuma, apenas amor. É bem verdade que nada disso é mentira hoje, sigo amando Porto Alegre e, se não pretendo mais voltar para lá tão urgentemente, nunca deixarei de ser porto-alegrense de coração.

Eu amo Porto Alegre

"Estando aqui em São Paulo, as pessoas costumam dizer que sou mais um daqueles gaúchos bairristas. No início, eu argumentava. Tentando me explicar acabava me confundindo ainda mais. Depois de um tempo, passei a me pergunta: "Que culpa eu tenho de achar que não há lugar melhor para se viver do que o meu Rio Grande?"

Mais do que amar o Rio Grande do Sul, eu amo Porto Alegre. Cidade açoriana do século 18, palco de muitas guerras, berço onde nasci. Há cerca de 22 anos, a capital dos gaúchos me recebeu, me protegeu e, desde então, me viu crescer. Do hospital Fêmina, onde nasci, até a PUC, onde estou estudando, são mais de duas décadas de uma vida bem vivida.

Muitos percalços, muitos obstáculos, muitas decepções, muitas vitórias. Mais do que isso, muito amor por essa cidade que também acolheu Mário Quintana, que sabia cantá-la como ninguém.

O Parcão, a Redenção, o Marinha. O Olímpico, o Beira-Rio, o Tesourinha. A Osvaldo Aranha, a Nilo Peçanha, a Zona Sul. A Usina do Gasômetro, o seu lindo pôr-do-sol, o Laçador. Tantos lugares, tantas histórias, tanto a conhecer.

Seus músicos também lhe renderam homenagens. Kleiton e Kledir, na antológica "Deu pra Ti", o - hoje - senador Fogaça com "Porto Alegre é demais", e a melhorde todas, "Horizontes", cujo autor, infelizmente, é um ilustre desconhecido.

Até no que se refere às mulheres não há lugar melhor do que a minha cidade. Onde mais a miscigenação fez obras tão divinas? (No interior do Estado, talvez).

Ah, o rio. Como falar de Porto Alegre e não falar no Rio Guaíba? A melhor companhia para quem chega na cidade pela rodoviária, ou para quem gosta, como eu, de passar as tardes de domingo ao seu lado, numa das praias da Zona Sul.

Sinto agora no meu peito a falta que me faz a terra de Simões Lopes Neto. Quero voltar para os churrascos de final de semana, o chimarrão no fim de tarde, e os amigos de todos os dias.

Calma minha amada, também estou com saudades, logo voltarei."
4009

22.3.06

É lá que eu vivo em paz!



Em novembro de 2004 - eu escrevi um texto falando que amava Porto Alegre, mas que sentia que era hora de partir, de experimentar novos ares, de ganhar o mundo!

A idéia, naquela época, era ir para a Europa. Estava desempregado há meses e pretendia aproveitar a minha cidadania italiana para batalhar por lá. O tempo passou, eu fui deixando pra depois, criando novos projetos, alternativas, até que em outubro passado eu vim pra Joinville, bem como eu tinha pensado alguns meses antes, mas "puxado", e não exatamente por iniciativa própria como sugeri.

Desde então - e lá se vão quase 6 meses - eu voltei apenas 2 vezes a Porto Alegre. Uma no Natal, como seria de praxe, e outra no último final de semana. Foram duas viagens incríveis!

Na primeira, o tesão era por ser o reencontro depois da brusca mudança. Muitos assuntos, muitas novidades, muitos encontros. Na segunda vez, o que movia os encontros, além da saudade e das novidades, era manter o contato, seguir acompanhando aqueles que me são tão caros.

Apesar de ter sido apenas por 3 dias, e bastante cansativo na maior parte do tempo, a injeção de energia que eu recebi nesta viagem não tem preço. Colegas de faculdade, amigos de sempre, família, lugares... É como se a minha vida passasse de novo na minha cabeça. É como se eu estivesse voltando para ver "como estão as coisas" depois que eu "segui em frente".

Palavras, declarações de amizade, gestos, ouvidos, conselhos, camaradagens. Várias pequenas coisas que me dão a certeza de que tudo valerá a pena, de que, assim como eu, meus amigos também entendem que a presença física, indiscutivelmente importante e desejada, não é condição indispensável para que continuemos amigos.

Meu futuro está onde a vida me levar, até mesmo Porto Alegre. Meu passado, minha história, meus amigos de infância e os primeiros quase 30 anos da minha vida estarão para sempre na capital dos gaúchos. Posso estar em qualquer lugar, mas nunca vou deixar de ser porto-alegrense.

Quero agradecer aos que dedicaram um pouco do seu tempo, nestes dias, a mim. O churrasco, a Lima e Silva, o almoço na PUC, a volta até o Senac, a "voltinha" até o Fórum, o papo em casa e a visita ao apartamento!!

Ah, o apartamento. Tive uma sensação incrível quando visitei o apartamento onde um casal de grandes amigos vai morar depois de casar. O casamento deles, aliás, será minha próxima visita ao sul, em maio (o padrinho não pode faltar!!). Pois é, estar ali onde um cara que está comigo desde a adolescência vai morar, casar e, por que não, constituir família, é muito... emocionante. Fazer parte de um momento como este para amigos como estes é, sem dúvida, importante para mim também.

E a minha cidade está de aniversário esta semana! Parabéns a ela, e a todos os meus amigos porto-alegrenses! Prestarei também a minha homenagem no dia 26.

Por ora, transcrevo a letra de uma das "músicas-símbolo" da cidade:

Porto Alegre é demais

Porto Alegre é que tem
Um jeito legal
É lá que as gurias
etc. e tal

Nas manhãs de domingo
esperando o Gre-Nal
Passear pelo Brique
num alto astral

Porto Alegre me faz
tão sentimental
Porto Alegre me dói
não diga a ninguém
Porto Alegre me tem
não leve a mal
A saudade é demais
é lá que eu vivo em paz

Quem me dera eu pudesse
ligar o rádio e ouvir
Uma nova canção
do Kleiton e Kledir

Andar pelos bares
nas noites de abril
Roubar de repente
um beijo infantil

Porto Alegre me faz
tão sentimental
Porto Aegre me dói
não diga a ninguém
Porto Alegre me tem
não leve a mal
A saudade é demais
é lá que eu vivo em paz

Porto Alegre me dói
não diga a ninguém
Porto Alegre me tem
não leve a mal
A saudade é demais
é lá que eu vivo em paz

Porto Alegre é demais...!
3969