13.11.04

Porto Alegre-se!!

Para mim, esta é uma imagem feliz e, ao mesmo tempo, triste. Feliz pois, além de ser uma bela foto, é um símbolo da minha cidade. Triste por que é uma das saídas de Porto Alegre, um dos "fins" da minha terra natal. Pensando bem, esta mesma ponte do Guaíba é um dos cartões postais da cidade, e é a forma de a capital dos gaúchos dar as boas vindas àqueles que vem do sul do estado, ou do Uruguai.

Quem me conhece sabe que eu amo Porto Alegre. Aqui vivi a minha vida inteira e, posso dizer, aqui sou muito feliz. Adoro conhecer sua história, viver sua evolução, e sentir-me parte de um lugar tão cheio de vida, de cultura, e de amigos. Para mim, a capital dos gaúchos tem o tamanho certo. Não é gigante como São Paulo, mas também não é uma cidade pequena como quase todas as outras cidades do Estado. É uma metrópole, com suas grandes avenidas e seus engarrafamentos, mas também é uma pequena cidade, com suas ruas bucólicas, arborizadas e tranqüilas.

Muitos artistas já lhe renderam as mais diversas homenagens. São várias as músicas, peças de teatro, pinturas, e os poemas dedicados exclusivamente a homenagear seus encantos. Cidade de colonização açoriana, tem em seus prédios históricos a sua maior riqueza. Felizmente, há alguns anos muitos deles vem sendo recuperados, o que torna a cidade ainda mais bonita. A Casa de Cultura Mário Quintana, por exemplo, está instalada no prédio onde funcionava o Hotel Majestic, local em que o poeta viveu grande parte da sua vida.

Eu às vezes me sinto envergonhado quando, caminhando por aí, descubro lugares novos em Porto Alegre. Fico pensando: "Meu Deus... se isto esteve sempre aí, com eu nunca tinha visto?". É claro que eu sei que ainda faltam muitos lugares para eu conhecer, e eu nunca vou conhecer todos, mas é que alguns são tão óbvios, e ao mesmo tempo tão... surpreendentes!!

Porto Alegre tem o pôr-do-sol mais lindo do mundo. Bem, está certo, "mais lindo" talvez seja imparcial demais. Mas que está entre os mais lindos, ah isto está. Luis Fernando Veríssimo, quando prestou a sua homenagem à antiga Porto dos Casais, lembrou que este quase foi eleito o símbolo da cidade, perdendo para o Laçador apenas por que "não se conseguiu comprovar que o sol se punha dentro dos limites do município". Mais uma grande sacada de um dos maiores ícones da cidade, e um dos escritores que eu mais admiro.

Mas mesmo com todo este amor, eu acho que estou vivendo o fim de um ciclo. Nunca esquecerei os quase 30 anos que passei aqui, mas acho que é hora de alçar vôos mais altos. Não quero nunca perder o contato ou as raízes que tenho nesta cidade, mas cada dia me sinto mais preparado para viver o mundo!!

Nenhum comentário: