17.6.06

Fala séééééério, seu Casseta...


Há tempos eu queria escrever sobre o Casseta & Planeta. A polêmica com os gaúchos, algum programa especial ou mesmo as imitações. Nunca me vinha nada de útil, que eu considerasse render um bom texto. Bem, hoje não tenho o melhor dos motivos, mas acho que não posso deixar de falar dos "Cassetas".

Eu os acompanho desde que começaram na Globo, na virada dos anos 90. Foram redatores do TV Pirata, eu sei, mas só os encontrei quando foram o "apoio" do "Dóris para maiores" que, por sinal, era um programa muito ruim, capitaneado pela inelembrável Dóris Giese. Depoi sim, veio o "Casseta e Planeta Urgente", mensal no início e semanal há alguns bons anos.

Programas clássicos: Viagens à Itália, e Pelotas/Antartida; Propaganda clássica: a cachaça Tabajara (brincadeira sobre os então famosíssimos "bichinhos parmalat").

Bussunda. Um dos melhores. Presidente Lula, Ronaldinho Dentucho, Maradona, Sérgio Chapelin, "Montanha", Marrentinho Carioca e o recorrente seringueiro: "Ah não, tu vai me dizer que veio aqui só para tirar onda por que eu tiro leite do pau?"

Há um tempo atrás.. alguns anos, eu acho, grande parte dos gaúchos se irritaram com as brincadeiras que o grupo fazia com eles (com a gente, no caso). Eu nunca me estressei. É claro que eu não gosto dessa brincadeira de gaúchos/veados, mas eu gosto do baiano preguiçoso, do português burro, do argentino egocêntrico.. então...

Talvez o Bussunda seja o mais carismático dos cassetas, e por isso esteja fazendo tanta falta. Não sei como vai ser daqui pra frente, mas os que estavam na Alemanha estão voltando para o Brasil, e terça feira o programa será especial, em homenagem ao colega.

É uma situação complicada, mas para decidir como vai ser daqui pra frente talvez eles pudessem aproveitar uma piada deles mesmo. Uma vez, num quadro falando dos Beatles, o "repórter" perguntou para os 3 fab-four então ainda vivos como eles faziam para dividir todo o dinheiro que estavam ganhando com a onda do "Anthology". A resposta, se não me engano dada pelo Bussunda McCartney: "É o seguinte seu Casseta. A gente joga o dinheiro pra cima.. o que o Lennon pegar fica pra ele, e o que sobrar a gente divide entre nós três".

Meu abraço e minha homenagem a um companheiro de incontáveis terças-feiras nos últimos 15 anos.

P.S.: Eu ainda vou comprar minha camiseta do Tabajara...
4565

2.6.06

Michelle, ma belle...

Amizade. Por mais que a gente saiba o que é isso, às vezes parece que a gente esquece.

Uma das coisas que eu sempre tive bem claras nesses meus primeiros meses aqui em Joinville é que eu estaria lidando com pessoas diferentes, e que por mais próximos que talvez parecêssemos, ainda levaria um tempo para que eu pudesse chamar alguém de amigo, como chamo vários lá em Porto Alegre.

Eu tenho uma amiga em Joinville. Bem, talvez eu tenha mais - e eu não pretendo ser injusto aqui -, mas eu posso dizer com toda a certeza que ao menos uma "joinvilense da gema" eu quero levar comigo, no coração, para sempre.

Michelle Castro, Mi, Bob Esponja, Sra. Dislexia... hehe.. Durante praticamente oito meses nos encontramos quase diariamente para trabalhar e fazer festa, sem cansar. É claro que discutimos algumas vezes, até brigamos (segundo ela, a ponto de parecer que nunca mais íamos nos falar). Nos últimos 40 dias enfrentamos, juntos, o maior desafio da nossa ainda curta carreira profissional, quando a nossa querida editora precisou se ausentar.

Mi. Eu mesmo me surpreendi com a forma como senti a tua falta nestes dias. Nossas conversas, nossas besteiras, nossos estresses, a michellite e a lunardite.. Ah... tão perto (no tempo e no espaço), e ao mesmo tempo tão longe...

Te adoro "alemoa". Obrigado pelos toques, pelos conselhos, pelas discordâncias, pelas caronas, pelas festas, pela festa de aniversário na "redação", pela caminhada até o Mueller, pelas trocas de horário quando eu precisei, pelas partidas de sinuca, pela força, pelas chamadas de atenção, pelos elogios, pelas demonstrações de carinho, pelo McDonald´s e, é claro, por ter sido a primeira pessoa que eu encontrei nessa minha nova cidade. A gente já comentou isso várias vezes, mas a verdade é que a vida acontece assim.. meio por acaso...

Tudo de bom neste teu novo desafio. Tenho certeza que vai dar tudo certo, e o mundo vai começar a conhecer a excelente jornalista com a qual eu tive o prazer de trabalhar diretamente nestes meses. Te amo demais, viu?

Ah.. antes que eu me esqueça.. não te preocupa que eles não vão te "desmascarar", viu? Não tem nada escondido aí.. :-D

Assinado:
Irish man
4481