17.7.04

10 anos do Tetra

Neste 17 de julho o Brasil comemora os 10 anos do Tetracampeonato mundial e futebol. Naquele dia, em pleno verão californiano, o capitão Dunga finalmente levantou a taça que país do futebol buscava há 24 anos.
 
Aquele título foi contestado por muitos. Alguns achavam que aquela seleção não estava à altura das campeãs de 1958, 62 e 1970, ou mesmo ao grande time de 1982. Outros afirmaram que vencer uma Copa nos pênaltis não contava.
 
Besteiras. Naquele jogo o Brasil manteve o título de "país do futebol" - já que, se perdesse, a Itália seria o primeiro tetracampeão - e iniciou uma retomada que se mantém até hoje.
 
Desde o tricampeonato de 1970 o futebol brasileiro era respeitado. Mesmo sem conquistar o mundial desde então, a seleção canarinho nunca deixara de figurar entre as potências mundiais do esporte. Entretanto, desde aquele 17 de julho de 1994, esse respeito deixou de ser baseado em tradição para ser defendido pelo retrospecto da equipe em campo.
 
Hoje, há 2 anos da Copa da Alemanha, 2006, e duas Copas do Mundo depois de se tornar o primeiro "tetra", o Brasil já chegou a outras 2 finais, se tornando o primeiro Pentacampeão. Além disso, pode se considerar um sério candidato ao hexa na Alemanha.
 
E tudo (re)começou há exatos 10 anos...

Nenhum comentário: