16.7.04

Uma viagem na história...

Para os que ainda não sabem, eu sou um apaixonado por história. Um eterno estudioso das relações de causa e conseqüência dos acontecimentos. E, nesta minha faceta historiador, adoro ler tudo o que fala sobre o assunto.
 
O último livro que eu li (e terminei ontem, por sinal) foi "A Viagem do Descobrimento", do jornalista Eduardo Bueno. É o primeiro livro de uma trilogia, e fala do contexto português e europeu no fim do século XV. É uma leitura muitíssimo prazerosa, que volta ao início da história da Escola de Sagres, da sociedade secreta dos Templários, da Ordem de Cristo, das guerras das nações cristãs contra as nações muçulmanas, o domínio da África, etc.
 
Eu acho muito louco pensar no que significou a chegada dos portugueses no Brasil. O que passou na cabeça deles, e dos índios também, nos minutos em que os lusos encontraram aqueles homens nus, que não falavam qualquer idioma conhecido, ou em que os índios viram chegar aquelas "montanhas flutuantes" (como se encontrou em escritos da época) cheia de homens "vestidos" e com costumes absolutamente estranhos.
 
É claro que, tenha a "descoberta" sido proposital ou não, ou quais quer que fossem os interesses portugueses na nova terra, nunca se imaginaria que se chegaria onde chegou. Mas mesmo assim é incrível pensar que num determinado dia o mundo simplesmente dobrou de tamanho (ainda que isso só fosse ser comprovado décadas depois).
 
Chega a ser difícil imaginar o mundo daquela época. Um mundo onde o Brasil, por exemplo, simplesmente não existia. Onde qualquer coisa que hoje é louvada por nós por ter 500 anos não havia sido construída (ou mesmo imaginada) pelo simples fato de que o homem civilizado não sabia que este grande continente estava aqui.
 
O segundo livro da trilogia chama-se "Náufragos, traficantes e degregados", e fala sobre os primeiros 30 anos de colonização. E é ele que eu vou começar a ler agora....

Nenhum comentário: