15.3.05

Back to the eighties!


Eu quase não acreditei quando o vi. Um pouco mais baixo do que eu, mas bem mais veloz. Na verdade, muito mais veloz. Incomparavelmente mais veloz. Graças a um dos maiores cientistas que o mundo conheceu, quando este carro atinge 140 km/h (88mph) ele se torna inalcancável para mim, para qualquer outra pessoa, carro, ou avião. Isso pelo simples fato de que ele deixa de viajar no espaço de uma rua, por exemplo, para começar viajar no tempo.

Quando me foi dada a oportunidade para viajar, eu não acreditei. O Doutor Brown me perguntou a que época eu gostaria de ir, ou retornar. A minha primeira opção seria voltar séculos no tempo, visitar o Império Romano, ou talvez o Renascimento.. mas quando ele perguntou sobre "retornar", não sei por que, mas pensei em visitar os anos 80. Eu me lembro muito vagamente deles. Apesar de ter nascido ainda no final da década de 70, a maior parte da "década perdida" eu passei sem notar. As minhas primeiras lembranças "lógicas" são aí por volta de 1986, 1988..

Entrei no carro, e pensei: Por onde eu começo? Humm... já sei!! Data: 08 12 1980 - Hora: 18 00. Acelerei e... zzzzummmmm.. Aqui estou eu. Agora preciso achar uma televisão. Estaciono o carro e começo a procurar uma loja com uma TV na vitrine, pois a notícia deve sair a qualquer momento. Como a cidade é estranha, aquele prédio ali já não existe há anos em 2005, que sensação esquisita... Ali! Uma loja! E tem uma multidão em volta... já deve ter acontecido!... É, ele está morto. Sinto algo estranho pois, ao mesmo tempo em que a morte de John Lennon foi sempre algo muito distante, quase mítico, está ali na minha frente, acabou de acontecer.

Chega de tristeza. 11 de dezembro de 1983. Tem que ser cedo, por que o jogo foi no Japão. Hmmm.. acho que está bom. Zzzzummmmm... Vou para o centro da cidade, lá deve ter um bar aberto ou algo assim... Nossa, tem vários!! Aqui parece que é meio-dia, pelo entra-e-sai. O jogo ainda está 0 a 0. Vou tentar parecer apreesnivo também para não passar por colorado, ehehe... 1 a 1. Segundo tempo. Daqui a pouco o Renato vai fazer aquele golaço! É estranho pensar que isto esteja acontecendo ao vivo. Goooooool! Agora o Ranzolin deve estar dizendo a frase imortal na Gaúcha: "O Rio Grande do Sul e o Brasil vão viver uma madrugada que não terminará, antes do sol nascer". Legal o trocadilho com a terra do sol nascente, mas pena que foi traída pela obviedade. Bom, o que vale é que é campeão!! É campeão!! É cam-pe-ão!!

Estou voltando para o carro, e feliz da vida. Para onde irei agora? Hmmm... 1984! Só não sei a data... Vou tentar mais para perto do final do ano. Zzzzummmmm... Pronto! Nossa, sem dúvida eu acertei. Nem nas passeatas dos caras-pintadas de 1992 eu vi Porto Alegre tão "brasileira". Faixas, pessoas gritando palavras de ordem, tudo em verde-amarelo. Acho que a votação ainda das Diretas não aconteceu. É triste pensar que toda esta esperança que essas pessoas estão tendo agora de acabar com a Ditadura Militar vai acabar frustrada, e que levaremos tanto tempo para curar estas e tantas outras feridas... Vou para "os finalmentes". Abril de 1985. Zzzzummmmm... Dia 22 de abril. O bom é que agora eu sei onde está a televisão. Nossa... eu lembro de ter visto esta mesma imagem, lá na sala de casa. O caixão do Tancredo sendo carregado em comboio, com a bandeira do Brasil em cima. Foi a primeira vez que eu vi tanta comoção... e eu só vi igual quando o Senna morreu...

Vou para a Copa de 1986! A primeira que eu me lembro. Aliás, uma das primeiras lembranças "lógicas" que eu tenho é exatamente do dia em que o Brasil perdeu para a França. Vamos lá! Zzzzummmmm... Mais uma vez, Porto Alegre enfeitada futebolísticamente! Vou aproveitar que eu sei que em casa todos viajaram e passar por lá, ver como eram as coisas nesta época. Nossa.. parece um arranha-céu no meio de uma floresta. Quase nenhum prédio ou casa em volta. E essa rua ainda é de paralelepípedos. Também, ainda levaria quase 10 anos até que ela fosse asfaltada... Onde eu encontro uma televisão agora? Vou tentar dobrar aqui. Ali está!... Jogão de bola... "pena que vamos perder", eu penso silenciosamente. Na hora do pênalti do Zico, eu penso em dizer para ele chutar do lado certo, mas acontece que eu não sei qual é, pois na verdade, eu nunca vi esta imagem. O goleiro Bats, da França defendeu. O jogo terminou 1 a 1. Antes de ver o povão triste de novo pela derrota nos pênaltis, eu vou embora.

Falando no Senna, vou rever aquela corrida. Mas onde? De novo o acontecimento é no Japão, madrugada brasileira. Vou um pouco antes para encontrar um bar aberto. 29 de outubro de 1988, 11 da noite. Aquele mesmo bar da Copa está aberto, e de novo com a mesma bandeira do Brasil pendurada! Sentei. Êpa? O motor morreu na largada.. será que eu errei a data? Não.. ele conseguiu largar, do meio do bolo, mas saiu... Nossa! Nem bem chegamos na metade da prova e ele já é o líder de novo! Eu não me lembrava que tinha sido tão emocionante! Grande Senna!!

O que mais aconteceu nos anos 80? Muita coisa, mas agora não me lembro de muitas que valha a pena visitar... Preciso de mais uma, apenas uma.. Já sei! 15 de novembro de 1989! Nossa... quantos anos eu tinha aqui? 12? 11? É.. 11! E me lembro vagamente desta campanha.. Sei bastante dela hoje por que ela entraria para a história por muitas razões além de "simplesmente" ter sido a primeira para Presidente da República depois de tantos anos... Com quatro anos de atraso, o movimento das Diretas conseguiu! Mas o povo ainda vai descobrir que democracia é mais do poder que eleger o presidente...

Nossa... Do Lennon até a eleição foi uma longa década! Muitos são os fatos que eu não me lembrei, ou mesmo não considerei nesta viagem. Muitos filmes que eu adoro também são desta época, a começar por 3 da franquia "Super Homem" e toda a trilogia "De Volta Para o Futuro". De qualquer forma, foi uma boa experiência. "Para entender o futuro, estude o passado", é o que dizem. E, de certa forma, foi o que eu fiz. Mas acho que agora já é hora de voltar para o século XXI, e deixar o tempo correr por si mesmo novamente..
1058

Nenhum comentário: