23.5.05

A força de cada um


O universo está dividido entre pessoas boas e pessoas ruins. Contudo, ninguém nasce deste ou daquele lado. A escolha que se faz ao longo da vida é uma conseqüência de toda ela, e por mais segura que possa parecer, pode ser alterada a qualquer momento.

É desta dualidade que surge toda a saga de Star Wars (Guerra nas Estrelas, título antigamente utilizado em português). Na galáxia distante criada por George Lucas, ninguém é 100% bom ou 100% mal. "Bons" são os que reconhecem e controlam a raiva, o ódio, o desprezo e todos os sentimentos negativos que possuem. "Maus" são aqueles que por quaisquer razões não mais entendem esta necessidade, e buscam o poder a absolutamente qualquer custo, individualistas ao extremo, mesmo quando integrando um poderoso exército.

A história que terminou de ser contada com o Episódio III - A Vingança do Sith é a origem para a que foi contada há mais de 20 anos, pelo mesmo George Lucas. Enquanto aquela contava as aventuras de Luke Skywalker (acompanhado pela Princesa Léa, Hans-Solo, Chewbaca, Obi-Wan-Kenobi e Mestre Yoda, entre outros) contra o Império do Mal dominado pelo terrível Darth Vader, a atual conta a história exatamente anterior a esta, explicando como o jovem Anakin Skywalker se tornaria o maligno Vader, mesmo depois de ter sido um cavaleiro Jedi (algo como "o exército do bem").

A vida de Anakin Skywalker - que neste Episódio III finalmente se torna Darth Vader - é o que ilustra a idéia central de toda a saga. Um menino logo cedo descobre possuir uma "força" extraordinária, e passa a ser treinado para ser um Jedi. Contudo, por não saber controlar seus sentimentos ruins e por ser seduzido por outros já pertencentes ao "lado negro", acaba sucumbindo e se tornando o mais poderoso deles. Anos depois se torna o grande inimigo de seu próprio filho, verdade esta que foi escondida de ambos durante muito tempo.

Obi-Wan-Kenobi e Mestre Yoda são os únicos que sempre souberam da verdade. E eles são, também, os que sabem que a maldade não é algo "natural", como tão pouco é a bondade. Ambas são apenas resultados do contexto de uma vida e, como eu já disse, nunca são puras ou eternas.

Neste sentido, a filosofia proposta de George Lucas se aproxima bastante do que eu acredito. Não existe o bom samaritano de coração puro, mas também não existe a pessoa naturalmente má. É claro que existem pessoas de caráter e pessoas sem caráter, mas nenhuma delas é completamente isto ou aquilo, e nem totalmente culpada por ser assim.

Não estou pregando a paz mundial nem nada. O que eu digo, e acredito, é que todas as pessoas são, na essência, exatamente iguais. O resto é uma questão de oportunidades certas ou incertas, em cada, todo e qualquer aspecto.

"Força", bem entendido, não é força física. É um poder espiritual, este sim, natural a todos os seres vivos. É este poder que determina o curso da nossa vida, seja para o bem ou para o mal e, ao mesmo tempo, é o que nos torna tão diferentes.

Que a força também esteja com você!
1676

Nenhum comentário: