23.7.05

Sancho, cadê você!!

"Neste país, está para nascer alguém que venha querer discutir ética comigo... conquistei o direito de andar de cabeça erguida com muito sacrifício, e não vai ser a elite brasileira que vai fazer eu abaixar a minha cabeça. Não vai ser".

Não é preciso ler jornais diariamente para reconhecer o autor desta frase. É claro que se trata do presidente Luis Inácio Lula da Silva. O "presidente Lula", como alguns dizem, ainda com orgulho. O problema é que essa frase não foi dita há 25 anos, nas greves do ABC, ou há 15, na eleição contra as elites e o Collor. Foi dita ontem, em pleno mês de julho de 2005, dois anos e meio depois de a esperança ter vencido o medo.

É o fim. Quando o presidente do país se dirige ao povo dizendo que "as elites" estão contra ele, é porque chegou ao fim. Primeiro: ele foi eleito com o apoio das "elites". Sem estes votos o PT não o teria elegido e não vai eleger mais ninguém. Segundo: o sr. Antônio Palocci - até agora um dos poucos ainda "ilesos" nesta história toda - faz exatamente o jogo dessas elites. Pior, é duramente criticado pelos empresários "neo-liberais" por causa do excessivo cumprimento das "regras".

A impressão que me deu ao ver, e ao ler, esta declaração, é a de que o presidente enlouqueceu. Parece que ele quer se colocar de vítima, chamar o povo às armas ou a sei-lá-o-que, para evitar "o golpe das elites". Acorda, presidente. Pode até ser que alguns tenham interesse na sua queda, sem dúvida. Mas ir, supostamente, para a imprensa internacional e dizer que - quando teve recursos "não contabilizados" - o PT "fez o que todo mundo no Brasil faz" é, no mínimo, ignorância da sua parte, senhor Chefe-de-Estado do Brasil.

Na verdade, tudo isto é verborragia sua. Não adianta lutar contra fatos. Os presidentes anteriores foram corruptos? Sim, sem dúvida, é possível até se afirmar que todos foram. E todos foram cassados e punidos? Não, nem todos. Mas isto não lhe dá o direito de fazer o que quer. Não é por que alguém mata uma pessoa e não vai preso que eu posso me sentir no direito de matar qualquer um, ou é?

Aliás, isso me lembra do seu amigo, Delúbio Soares. No depoimento a CPI ele afirmou se considerar um homem honesto. Entretanto, ao ser perguntado por que fez os empréstimos inexplicáveis, disse que "o PT estava em dificuldades e precisava de dinheiro". Então quer dizer que se eu precisar de dinheiro eu tenho o direito de obtê-lo da forma que eu puder, é isso? É isso que o seu partido está afirmando para um país de pobres como é o nosso?

Dar status de ministro ao Presidente do Banco Central para ele não ser processado foi o primeiro erro. Os culpados serão punidos? Cortar da própria carne? Lindo discurso, mas e a ação?

Antes disso, por sinal, o caso dos Bingos, ainda em 2004. O então chefe da Casa Civil José Dirceu foi afastado, ao menos para investigações?. Nunca houve nem o afastamento, nem as investigações. Ele só caiu agora, quando todo o seu governo começou a desmoronar. Tarde demais...

Presidente. Seus inimigos não são moinhos de vento, são homens. E também não são "das elites", são do seu próprio governo e do seu partido. A oposição, como bem lembrou um deputado numa das sessões da CPI dos Correios, está frustrada. Em quase 3 anos de trabalho não conseguiu criar nenhuma crise. Esta, presidente, que vai acabar muito além do que o senhor insiste em não enxergar, foi iniciada por um ex-aliado seu, como retaliação por ter sido vítima da arrogância petista de achar que era só jogar ele (o ex-aliado) aos leões e o problema dos Correios terminava.

Cada dia que passa o senhor está mais isolado. Primeiro foi o "Zé", depois a direção do PT - que, nas suas palavras, já estava prejudicada por ser composta pelo "segundo time", já que o primeiro estava com o senhor no governo federal. Agora Ministros. Como se não bastasse, Olívio Dutra sai para entrar um ex-ministro do tão amaldiçoado ex-presidente Collor. Não é mesmo irônico?

Eu me pergunto. Onde andará o Sancho Pança deste nosso Dom Quixote? Alguém por favor o encontre, e diga-lhe para avisar ao Lula de que ele não é mais o metalúrgico grevista, mas sim o presidente "neo-liberal" que governa com as elites.

Sancho, cadê você!!
2075

Nenhum comentário: