22.11.05

Uma imagem... 349 palavras...

Esta foto tem quase 2 anos. Foi tirada, como se pode ver, num dos dias mais felizes e importantes da minha vida. Foi o fim de uma árdua batalha de 4 anos, mas que pode ser considerada de 8, ou, dependendo do ponto de vista, de quase 20...
Mas também era o marco zero. Deste momento em diante eu teria que provar "a que vim". Não tenho mais as desculpas de ser um aprendiz - vulgo "estagiário". Agora, no nosso nem sempre justo ou mesmo honesto mercado profissional, só se chega a algum lugar sendo alguém, tendo valor de verdade.
Eu acredito que, com todos os percalços, estou fazendo a minha parte. Contudo, não é sobre isto que eu quero falar...
Encontrei esta foto no site de uma amiga minha e, sei lá por que, viajei... Olhei, olhei, e comecei a pensar. Eu, que apareço à esquerda da foto, estou aqui em Santa Catarina, enfrentando este novo desafio. A guria ao meu lado está trabalhando lá mesmo na faculdade, na área de comunicação. Acho que já deu tempo de ela reconhecer o próprio valor, não deu? O terceiro está fazendo a carreira que sempre quis nas rádios esportivas (AM) de Porto Alegre. A quarta já esteve na europa por um longo tempo - tendo, inclusive, sido tema de outro texto aqui na época -, e hoje, até onde eu sei, está trabalhando no maior clube de futebol do mundo.
O de óculos, ao fundo, também trabalha em rádio, mas FM, e no litoral gaúcho. Se na prática a vida não é esta maravilha que muitas vezes se pensa, sem dúvida ela se torna muito mais fácil quando se tem competência e capacidade, como é o caso dele. A pequena acabou de chegar da Europa, e está na batalha para voltar ao mercado de trabalho. Coisas de Brasil, fazer o quê... Mas ó, se alguém precisar de uma fotógrafa, eu tenho o telefone dela!
O sétimo "cidadão" está trabalhando, com diagramação obviamente, num jornal da grande Porto Alegre. Casado, feliz e também construindo uma vida e uma carreira, como sempre quis. Depois dele vem o que eu menos tenho contato. Até onde eu soube, ele estava "ganhando cancha" num jornal do interior do RS, para poder voltar para Porto Alegre mais capacitado. Mais uma demonstração de que, se querendo, tudo é possível.
Os últimos dois, que na época eram um casal, seguem trabalhando na mesma empresa. Empresa esta, que é a maior rede de comunicação do estado, aliás, e onde também está o nosso colega das FMs. Eles já não estão mais juntos, mas isto faz parte da vida. O que importa é que, como todos os demais, têm a sorte e a capacidade de estar provando, na prática, a capacidade que sempre demonstraram na teoria.
São todos meus grandes amigos. Os considero, a todos, amigos de verdade, de confiança. Pessoas em quem confio e que sei que confiam em mim. Por isso suas conquistas são tão importantes para mim, e também por isso eu "viajei" ao rever esta foto.
Foram apenas dois anos. Todas essas histórias estão apenas começando, com toda a certeza. Olhando esta imagem eu sinto uma saudade imensa destes dias "despreocupados", mas também sinto um orgulho tremendo de fazer parte de um grupo tão unido. Até hoje, quando possível, nos reunimos para jantares ou festas por aí. Claro que isto depende de sincronia de agendas, mas é uma importante tradição que, graças a Deus, vem se mantendo..
É claro que alguns colegas igualmente importantes não estão nesta foto, e nem por isso são menos mportantes, é bom lembrar..
2970

Nenhum comentário: