22.3.06

É lá que eu vivo em paz!



Em novembro de 2004 - eu escrevi um texto falando que amava Porto Alegre, mas que sentia que era hora de partir, de experimentar novos ares, de ganhar o mundo!

A idéia, naquela época, era ir para a Europa. Estava desempregado há meses e pretendia aproveitar a minha cidadania italiana para batalhar por lá. O tempo passou, eu fui deixando pra depois, criando novos projetos, alternativas, até que em outubro passado eu vim pra Joinville, bem como eu tinha pensado alguns meses antes, mas "puxado", e não exatamente por iniciativa própria como sugeri.

Desde então - e lá se vão quase 6 meses - eu voltei apenas 2 vezes a Porto Alegre. Uma no Natal, como seria de praxe, e outra no último final de semana. Foram duas viagens incríveis!

Na primeira, o tesão era por ser o reencontro depois da brusca mudança. Muitos assuntos, muitas novidades, muitos encontros. Na segunda vez, o que movia os encontros, além da saudade e das novidades, era manter o contato, seguir acompanhando aqueles que me são tão caros.

Apesar de ter sido apenas por 3 dias, e bastante cansativo na maior parte do tempo, a injeção de energia que eu recebi nesta viagem não tem preço. Colegas de faculdade, amigos de sempre, família, lugares... É como se a minha vida passasse de novo na minha cabeça. É como se eu estivesse voltando para ver "como estão as coisas" depois que eu "segui em frente".

Palavras, declarações de amizade, gestos, ouvidos, conselhos, camaradagens. Várias pequenas coisas que me dão a certeza de que tudo valerá a pena, de que, assim como eu, meus amigos também entendem que a presença física, indiscutivelmente importante e desejada, não é condição indispensável para que continuemos amigos.

Meu futuro está onde a vida me levar, até mesmo Porto Alegre. Meu passado, minha história, meus amigos de infância e os primeiros quase 30 anos da minha vida estarão para sempre na capital dos gaúchos. Posso estar em qualquer lugar, mas nunca vou deixar de ser porto-alegrense.

Quero agradecer aos que dedicaram um pouco do seu tempo, nestes dias, a mim. O churrasco, a Lima e Silva, o almoço na PUC, a volta até o Senac, a "voltinha" até o Fórum, o papo em casa e a visita ao apartamento!!

Ah, o apartamento. Tive uma sensação incrível quando visitei o apartamento onde um casal de grandes amigos vai morar depois de casar. O casamento deles, aliás, será minha próxima visita ao sul, em maio (o padrinho não pode faltar!!). Pois é, estar ali onde um cara que está comigo desde a adolescência vai morar, casar e, por que não, constituir família, é muito... emocionante. Fazer parte de um momento como este para amigos como estes é, sem dúvida, importante para mim também.

E a minha cidade está de aniversário esta semana! Parabéns a ela, e a todos os meus amigos porto-alegrenses! Prestarei também a minha homenagem no dia 26.

Por ora, transcrevo a letra de uma das "músicas-símbolo" da cidade:

Porto Alegre é demais

Porto Alegre é que tem
Um jeito legal
É lá que as gurias
etc. e tal

Nas manhãs de domingo
esperando o Gre-Nal
Passear pelo Brique
num alto astral

Porto Alegre me faz
tão sentimental
Porto Alegre me dói
não diga a ninguém
Porto Alegre me tem
não leve a mal
A saudade é demais
é lá que eu vivo em paz

Quem me dera eu pudesse
ligar o rádio e ouvir
Uma nova canção
do Kleiton e Kledir

Andar pelos bares
nas noites de abril
Roubar de repente
um beijo infantil

Porto Alegre me faz
tão sentimental
Porto Aegre me dói
não diga a ninguém
Porto Alegre me tem
não leve a mal
A saudade é demais
é lá que eu vivo em paz

Porto Alegre me dói
não diga a ninguém
Porto Alegre me tem
não leve a mal
A saudade é demais
é lá que eu vivo em paz

Porto Alegre é demais...!
3969

Nenhum comentário: