25.7.04

Brasil Campeão!!!

E não é que o Brasil venceu a Copa América? E contra a Argentina!!!

Confesso que eu mesmo não acreditava. No início, quando o Parreira vinha com aquele papo de "o time vai evoluir ao longo da competição", "não cobrem destes garotos", "é um laboratório para a Copa de 2006", eu entendia "não esperem porque não vão levar".

E os primeiros jogos não se preocuparam muito em contradizer o que eu "lia" nas declarações do técnico brasileiro. Mesmo na vitória de 4 a 1 contra a Costa Rica, o Brasil não apresentou um bom futebol. No jogo seguinte, derrota para o Paraguai. Parecia o prenúncio do fracasso.

Mas veio a segunda fase, equipes mais fortes e vitórias mais convincentes. Passamos pelo México naquele que talvez tenha sido o melhor jogo da seleção. Depois, vitória nos pênaltis contra o Uruguai. Antes de pensar em comemorar, era bom lembrar que o adversário da final era a sempre rival Argentina, que vinha de um 3 a 0 contra a Colômbia. Além do resultado das semi-finais, contava a favor da equipe de Bielsa e Ayala o fato de estarem com o time principal, contra o tão alardeado time "B" canarinho.

Não sei se por causa disso, mas o jogo foi quase todo dominado pela Argentina. No primeiro tempo, melhor organizado, marcando melhor, não deixando espaços para o meio-campo brasileiro jogar, a equipe azul e branca abriu o placar num pênalti cometido por Luisão, e que Kily González converteu. 1 a 0 para os "hermanos". Nos acréscimos, Alex cobra a falta e o mesmo Luisão marca de cabeça, enganando o goleiro. Jogo empatado e a bola nem é recolocada em jogo. Fim do primeiro tempo.

Na segunda, a superioridade argentina recebe uma grande ajuda do nervosismo brasileiro. Sem conseguir trocar passes, a equipe canarinho é dominada pelo adversário, que chega várias vezes perigosamente ao gol do Brasil. Aos 41 minutos, quando todos esperavam que o jogo estivesse definido em 1 a 1, Delgado marca o gol que parecia ser o do título argentino. Novo engano. Nos acréscimos, aos 48, Adriano aproveita confusão na área para decretar o 2 a 2 e novamente levar a decisão para os pênaltis.

A defesa de Julio Cesar no chute de D´Alessandro (primeiro cobrador da série) e a bola para fora de Heinze (segundo batedor) encaminharam a emocionante vitória do Brasil, e o título de Campeão da Copa América 2004.

O jogo valeria a pena simplesmente pelo seu final, pela forma como o Brasil venceu a Argentina. Acontece que, além disso, a vitória trouxe o "inesperado" título da competição. Parabéns a todos pela conquista. O Brasil segue no caminho do Hexa.

Que venha a Alemanha!

Nenhum comentário: