14.7.04

O Rei do futebol

O Cinema tem a péssima mania de acabar com super-heróis, biografias, personalidades e fatos históricos. Não existe um caso em que uma produção cinematográfica, ainda que produzida com a melhor das intenções, não decepcione os fãs do fato/personagem retratado.

Não existia. O maior jogador de todos os tempos chegou aos cinemas para quebrar esta escrita. O filme/documentário sobre a carreira do mineiro de Três Corações conta a história da vida do jogador que foi batizado em homenagem ao inventor da lâmpada elétrica. Acompanha a carreira do craque desde os juvenis do Santos, em 1956, até a despedida dos gramados em 1974.

Nestes 18 anos de futebol Pelé conquistou 10 campeonatos paulistas, 2 taça Libertadores da América, 2 Mundiais Interclubes e vários campeonatos Paulistas (sendo artilheiro em outros tantos, sempre pelo Santos). Na sua passagem pela Seleção Brasileira foram "apenas" 3 Copas do Mundo. Antes de abandonar o futebol, Pelé ainda foi campeão do campeonato norte-americano pelo Cosmos.

Nenhum jogador em atividade hoje jamais alcançará uma biografia como esta. Dezoito temporadas, com média de mais de 2 títulos por ano. E, caso você conheça alguém que chegue perto, peça a ele para expulsar um juiz de campo ou para levar paz temporária a um país em guerra civil. Um conselho? Não se dê ao trabalho de procurar...

Pelé é eterno!

Nenhum comentário: