28.11.04

A vida é um rio....


e o tempo é a sua correnteza...

Todo o mundo diz que amadurecer não é fácil. Com certeza, não é mesmo. Mas, às vezes, não amadurecer também é. Às vezes, por mais que a pessoa se esforce para não crescer, a vida traz as suas surpresas que acabam a levando a uma reflexão profunda e, com isso, a fazem amadurecer. Não que eu queira me manter sempre "jovem", que tenha medo de crescer, ou que eu prefira ficar "parado" a sofrer com o amadurecimento. Não é isso. Mas, em alguns casos, a vida não pergunta se tu quer ou se estás pronto para "o próximo passo". Ela simplesmente chuta a porta e entra!

A vida tem uma ordem, não obrigatória, mas "tradicional". E, nem por isso, estamos sempre prontos para encarar o próximo desafio. Como eu disse, ela "atira, depois pergunta".

Acredito que todos tenhamos aqueles momentos que consideramos "cruciais". Momentos em que nossas posições, ou por reflexões ou pela força dos acontecimentos, mudam muito e, praticamente, de uma hora para a outra. Aquele momento em que tomamos uma decisão que, visivelmente, mudará toda a nossa vida. A opção profissional, a reopção profissional, a nossa formatura, o casamento. São muitos os momentos em que, por mais que acreditemos ter noção do que está acontecendo, na verdade é a vida que está nos atropelando e, por alguma razão, a gente ainda sai achando bom...

Alguns desses momentos em que a vida nos obriga a revermos nossos conceitos são particulares, de cada um. Eu passei por um desses ano passado. Foi muito difícil, muito mesmo, mas deu tudo certo. Alguns conceitos mudaram sim, mas talvez essa mudança não seja visível para os outros.

Por outro lado, existem também aqueles momentos em que algo que aparentemente "não é com você" muda o seu mundo de uma forma tal, em que é impossível que você não seja profundamente atingido por ele. Talvez você perceba isto logo de cara, talvez só depois de algum tempo (alguns meses, talvez um ano). É aquele tipo de coisa que vem e diz: "Não adianta, você já cresceu, e vai ter que encarar.. Ah, e sabe o que é pior? Isso significa que tá na hora!!".

O lado positivo é que esses tais momentos não são necessariamente ruins. São bons, muito bons até. Não acho que haja qualquer coisa da qual se arrepender, até porque, nestes casos, não adiantaria nada. O negócio é absorver, estudar as novas regras e colocá-las em prática.

Antes que alguém pergunte, não, eu não vou ser claro. O momento ainda não me permite. Eu apenas estou reverberando o que passa pela minha cabeça por causa desta grande novidade.

O importante é saber que a vida segue em frente. E que tanto os bons quanto os maus momentos continuarão nos atropelando, quer estejamos prontos para eles ou não.

.....
Deus,............................................
...conceda-me serenidade para aceitar
as coisas que não posso modificar,
.....coragem para modificar as que posso,
........e sabedoria para reconhecer a diferença"
.................................São Francisco de Assis

Nenhum comentário: