9.11.04

Volta ao mundo em 2 horas

Há 3 anos (em novembro de 2001) o mundo perdia o segundo dos quatro integrantes daquela que é, na minha opinião, a melhor banda de todos os tempos. Vinte e dois anos depois da morte de John Lennon, assassinado, Deus resolveu chamar George Harrison, o "beatle tímido".

Exatamene um ano depois, alguns de seus amigos - entre os quais Eric Clapton, Ringo Starr, Paul McCartney e Ravi Shankar - se reuniram para lhe prestar uma homenagem no Royal Albert Hall, em Londres. Um show incrível, uma ode a um dos grandes músicos do século, vindo de outros deles.

O show tem basicamente 3 partes, e demonstra bem a amplitude da música do homenageado. No começo, Ravi e sua filha Anoushka Shankar maestraram uma orquestra de cerca de 50 músicos, tocando músicas indianas, representando o oriente. Para quem não sabe, Ravi foi o líder espiritual de Harrison, desde a época dos Beatles. No intervalo, um show do Monty Phyton (eu não sabia, mas George era um grande fã deles, chegando a produzir filmes como "A Vida de Brian"). Na última e mais longa parte do show, seus amigos o homenageiam tocando cerca de 20 dos seus grandes sucessos, incluindo a carreira solo e os tempos do quarteto de Liverpool. Esta é a parte "ocidental" do show, mas é possível notar, em suas músicas, a influência da musicalidade indiana.

Os grandes momentos do show ficam por conta das mensagens que cada um deixa para George, além da inusitada performance de Paul McCartney tocando "Something" no cavaquinho. Esta, aliás, foi a primeira vez que McCartney e Starr tocaram juntos, oficialmente, desde o fim dos Beatles.

Nos extras do DVD seus amigos contam que, ao contrário do que podia parecer, George Harrison era muito extrovertido e "falava pelos cotovelos". Outra coisa impressionante é a semelhança de seu filho Dhani Harrison com o pai, quando jovem. Numa certa altura do show, Dhani está tocando com um grande poster do pai (igual à imagem acima) no fundo. Poderia se pensar que é a mesma pessoa.

"Concert for George" é um grande show. Uma justa homenagem a um dos maiores nomes da música do século XX. Eu só espero que Deus não tenha pressa em reunir os fab-four novamente, dessa vez lá em cima...

Nenhum comentário: