15.12.04

3 em 1

Há mais ou menos 5 ou 6 anos eu "adotei" o nome Jack Daniel´s como meu nickname "oficial" na internet. No início servia basicamente para o ICQ, mas depois acabou se tornando um tipo de "assinatura" mesmo, com pessoas me chamando de "Jack" e tudo o mais. Hoje em dia, no MSN, sigo com a característica marca de whisky como identificação. Na verdade, não é nem que eu goste do whisky. O nick surgiu de uma necessidade, e acabou pegando.

Quando eu tinha 19 anos, meu nickname no ICQ era "Daniel19". Obviamente, por que meu nome é Daniel, e eu tinha 19 anos. Quando fiz 20, eu pensei em mudá-lo para "Daniel20". Só que eu conclui que isto não seria muito inteligente, pois todos os anos eu teria que ficar mudando de nick. Foi então que eu comecei a procurar alguma coisa que me identificasse, mas que eu não precisasse mudar anualmente. Acho que passei uma semana pensando, até que criei o "trocadilho" Jack Daniel´s.

Pra quem não sabe, meu sobrenome é "Jacques". E aí fica facil. Só inverti de "Daniel Jacques" para "Jacques Daniel" e estilizei, digamos assim, o sobrenome. Com o tempo, "Jack" se tornou, mais que um apelido, o meu terceiro nome.

Acredito todos os que me conhecem hoje em dia sabem que eu tenho dois nomes: "Fábio Daniel". Isto, por um lado, diminuiu bastante a confusão, mas por outro, acabou tornando a "diferença" mais clara.

O primeiro é jornalista. Responsável, exigente, profissional e objetivo. Muito capaz, bastante seguro. É o Fábio, o colega de trabalho ou de faculdade. Já foi colega de colégio, mas aí ele estava mais para "Daniel".

O segundo é amigo, irmão, primo, filho, cunhado, vizinho. É muito legal, se preocupa com os outros, algumas vezes até demais. Isto porque ele é muito inseguro. Se prioriza, mas sempre que pode leva os outros "pra cima" junto com ele. É o Daniel, o "Dani".

Quem me conhece por "Fàbio", muitas vezes não consegue me chamar de Daniel. E o mesmo ocorre com quem me chama pelo segundo nome. Na verdade, é curioso o que acontece quando alguém que me conhece por um dos nomes me chama pelo outro. Parece que a pessoa gritou, que ela falou alto. Porque soa tão "quadrado" que chega a chamar a atenção. Bem, não sei se alguém vai entender....

O Jack, no caso, talvez seja a mistura do melhor dos dois. E por quê? Porque ele não está cara-a-cara com ninguém. Não precisa mostrar seus defeitos e, de certa forma, nem "corre este risco". É claro que, quando o Jack está conversando com alguém que conhece o Fábio ou o Daniel, ele acaba se expondo um pouco mais, mas isso é até bem saudável, e para os 3.

Acho que isto tem a ver com o que esperam da gente, ou com o que acreditamos que os outros esperem da gente. Apesar de sermos sempre a mesma pessoa, em cada ambiente "mostramos" o que achamos conveniente, e acabamos criando personagens para agradar aos outros.

Calma, pessoal. Eu não estou maluco nem sou esquizofrênico. É claro que esta divisão entre 3 personalidades não existe tão definida assim. Na verdade eu sou o Fábio Daniel, que usa "Jack Daniel´s" como nick, apenas isso. A diferenciação ocorre por que o Fábio é o primeiro nome, como me chamam no trabalho e na faculdade, e Daniel é o nome que me chamam em casa, unicamente por que meu pai também se chama Fabio.

Aliás, o meu incomum nome composto também tem a sua história, mas isto é assunto para outro artigo.

Nenhum comentário: