31.12.04

Por que só hoje?


O tempo passa, e cada vez mais rápido. Eu me lembro da minha infância, quando eu pensava "no ano 2000 eu vou completar 22 anos!". Nossa.. o peso que a expressão "ano 2000" tinha só quem viveu vai entender. Não era como a virada dos anos 90, ou a dos anos 80 que, bem ou mal, eu também vivi. Era a virada do milênio, época de recomeços, reflexões e bugs.

É claro que não dá para dizer que "foi ontem". Aconteceu muita coisa de 2000 para cá, mas é inegável que os anos têm passado cada vez mais rápido. Quando eu menos esperava, lá se foi 2004. Pelo menos, é o que diz o atual calendário cristão. Segundo esta "tradição" ocidental, hoje o mundo completa uma volta, e amanhã inicia um novo e repetitivo ciclo. Me desculpem, mas se querem considerar esta virada um recomeço, é exatamente assim, repetitivo. E, se por um lado é o calendário oficial, por outro é apenas o calendário cristão.

Pergunte o ano para um judeu, por exemplo. Pra começar, o ano dele nem começa hoje. E o que faz com que a contagem cristã seja a oficial não é qualquer tipo de condição natural, mas uma simples arbitrariedade ocidental.

Aos que defendem que a mudança do ano deve ser uma época de esperança, de sonhos, de desejos e de metas, eu respondo: sim e não. Sim, por que é claro que, além da nossa vida estar "organizada" de forma a permitir este tipo de sentimento nesta época do ano, é sempre bom ser objetivo em relação a ela, mas sem perder a esperança. E não, por que não tem nenhuma diferença ter este sentimento no dia 31 de dezembro e no dia 17 de abril, por exemplo. Na verdade, são dias exatamente iguais, e a distância entre dois dias 17 de abril é a mesma que há entre dois dias 31 de dezembro.

Por que só ser esperançoso agora? Por que só ser "bom" no Natal? Não estou dizendo que o mundo precisa ser lindo e perfeito, mas sim, que ele também não o é nestes dias. Logo, se podemos ter esperança agora, por que não antes... ou depois?

Esse é o típico exemplo de coisa que a maioria das pessoas "aceita" sem pensar. Ano-novo, todo o mundo de branco, cheio de esperança. Problemas no trabalho? Ano que vem vai ser melhor. Relacionamentos? Tá aí o verão, e ano que vem você vai conhecer gente nova. Até parece que é "melhor" sofrer uma perda nesta época, como se realmente fizesse alguma diferença...

Na verdade, um novo ano começa diariamente. Isto não é uma questão de calendário, é uma questão de ponto de vista, de postura. É como a velha história do "vou começar um regime na segunda-feira", "mês que vem eu paro de fumar". Por que não agora? Que poder maravilhoso a segunda-feira tem que eu não estou sabendo?

Esperança? Sempre! Recomeço? Hoje! Novas metas? Diariamente! Pode ser que isto que eu estou dizendo seja clichê, mas é assim que deve ser.

De qualquer forma, Feliz Ano Novo para todos. Não que eu esteja sendo contraditório, mas não há razão para não se desejar tudo de bom para os outros, nem hoje nem nunca!

Aos meus amigos especiais (que, como eu sempre digo, eles sabem quem são) de perto, de longe, da família, tudo de bom. Que 2005 seja o melhor ano da vida de todos nós. Muito amor, esperança e, principalmente, atitude! Se precisarem, vocês sabem que eu estarei aqui, certo?

Até 2005!

Nenhum comentário: