19.12.04

Só não há perdão para o chato

Você acredita em Jesus Cristo? Legal.. Eu, particularmente sim. Bem, na verdade não é que eu acredite que um homem viveu, transformou água em vinho, encheu o mar de peixes, ressucitou e tudo o mais. Na verdade, eu acredito em Deus, em fazer o bem, e na necessidade de se ter fé. Sem fanatismos, apenas fé.

Ah, mas você não é católico? É evangélico, budista, muçulmano? Luterano, talvez.. ? Não importa. Como eu disse, o indispensável é ter fe. Em alguma coisa, em uma força superior, mesmo que esta força esteja em você mesmo. É importante e muito bom ter esta sensação de fazer parte de algo maior. Do mundo, do cosmos ou do universo, chame como quiser. O que importa é saber que não se está sozinho, e que por isso respeitar as diferenças é o que realmente conta.

Você fuma maconha? Eu não, mas não tenho nada contra quem fuma. Tenho muito contra quem tem algo contra quem não fuma, ou quem acha que só quem fuma é que sabe o que é bom. Ficam falando de um mundo livre, mas na verdade estão apenas invertendo o preconceito. Tenho grandes amigos que fumam, alguns que já fumaram e outros que certamente um dia vão fumar, mas nem por isso vou ser mais ou menos amigo deles. Se um dia eu quiser experimentar, vou experimentar, não se preocupem...

Você bebe? Eu, "socialmente". Não faço questão de tomar um porre toda a semana, mas também não sou de fingir que não bebo. Adoro uma cervejinha com amigos num barzinho, ou mesmo um "esquenta" antes de uma grande festa e tal. Se eu exagero? Às vezes sim, acontece. Mas e quando um amigo passa da conta, você recrimina, dá lição de moral, ou ajuda? Eu ajudo. Se precisar, "amanhã" dou uma conversada com ele...

Gremista ou colorado? Eu sou gremista. Não precisa dizer, eu sei que o meu time está uma merda. Mas para mim, se você souber admitir que o seu também não está sempre melhor, e souber o limite de uma discussão futebolística, podemos conversar tranqüilamente.

E você tem preconceito? Social, racial ou sexual, tem? Eu não digo que sou 100% sem preconceitos, pois aí, além de preconceituoso eu estaria sendo cínico. Eu apenas me esforço sinceramente para vencer estes pré-conceitos. Convivo numa boa com qualquer pessoa. Não é uma característica ou uma "preferência" que vai definir se determinada pessoa é digna de confiança ou não.

Rock´n Roll ou Pagode? Reggae ou Hip-Hop? Para mim, pela ordem: Rock, hip-hop, reggae e pagode. Ainda assim, pagode "das antigas", sambão mesmo, não esse "pagode mauricinho" de hoje. E eu definitivamente não gosto de "dance", "tecno", "house" ou qualquer coisa dessas. Ah, você gosta disto também? Beleza. Então, quando for uma festa de reggae ou hip-hop, você me chama. Quando for numa rave, me deixa no meu canto com os meus rocks e a gente conversa outro dia, combinado?

Para você isto tudo é uma grande besteira? Não entende como pode ter gente que não acredita no que você acredita, ou que permite e aceita "certas coisas"? Não entende como alguém pode "ouvir isso" ou torcer para outro time? Ah, claro, tem q ser "realista", né? Sinceramente, você é um chato. Se acha o grande sábio do mundo, mas na verdade é um pobre coitado. Não deve conhecer o valor de uma grande amizade, pois só se relaciona com as suas cópias.

Seus "diferentes" estão errados? Você não aceita pessoas que cometem erros? Pense de novo. Afinal, ninguém precisa gostar de tudo, mas respeitar sim. Todos erram, e todos merecem tentar de novo. Se você não concorda com isso, pode começar olhando para si mesmo. Se notar que não é perfeito, talvez mude. Se não "perceber" nada, reduza-se à sua "perfeição" e seja feliz. Não quer me respeitar, então me ignore pois é isto mesmo que eu vou fazer com você.

Nenhum comentário: