31.1.05

And the Oscar goes to...


Como em todos os anos, o mês de janeiro marca a indústria cinematográfica com o anúncio dos indicados ao Oscar, supostamente as melhores produções do ano anterior. Mais uma vez, por sinal, sem grandes surpresas. Os filmes com maior número de indicações nem mesmo estrearam no Brasil ainda, então não há muito o que dizer. Para mim, Leonardo Di Caprio como melhor ator é um pouco demais, mas... quem sabe. O destaque da lista é o ator Jamie Foxx, que está indicado como melhor ator por Ray - biografia do cantor Ray Charles - e como ator-coadjuvante por Colateral, com Tom Cruise. Para o Brasil, depois da obviedade de que Olga não ganha prêmio de melhor filme nem do meu condomínio, fica a torcida por Diários de Motocicleta, dirigido por Walter Salles. O filme não foi indicado para concorrer a melhor filme estrangeiro por ser uma co-produção de vários países (entre eles, Brasil e Argentina).

Eu sempre gostei de cinema. No início, gostava das histórias, que mais tarde soube se chamam "roteiro". Depois, com a faculdade, comecei a me interessar pelos detalhes. A música, a fotografia, a montagem, o som. Hoje em dia eu gosto de reparar não apenas na história, mas em como esta história está sendo contada. O ritmo, o clima, a profundidade.

Gosto de prestar atenção na trilha sonora. Existem as clássicas que serão sempre lembradas por "aquele" filme, ou que o simples fato de ouví-las nos levará de volta às sensações que tivemos naquele momento. E também as que são mais "comerciais" mas que cabem muito bem em determinada cena, em determinado momento ou em determinado clima do filme.

Aposto que muita gente já pensou isso, mas é uma pena que a vida não tenha trilha sonora. Por exemplo.. estamos num dia contemplativo, melancólico, e aquela música suave de fundo... Ou estamos atrasados para alguma coisa, correndo contra o relógio, e aquele pop-rock, ou mesmo um rock´n roll.. Sem esquecer, é claro, do momento romântico... aquele momento em que você precisa dizer ou expressar alguma coisa, mas não está conseguindo. Alguém por favor aumenta o som??

Por outro lado, os indicados ao Oscar são sempre um exemplo de uma coisa que muita gente adora fazer: listas. Os melhores disto, os piores daquilo, meus livros favoritos, meus filmes favoritos, os 10 mais, enfim... Existe inclusive uma cerimônia paralela nos Estados Unidos, chamada "Prêmio Framboesa", que indica os piores do ano. Eu me lembro que "As Loucas Aventuras de James West", com Will Smith foi o grande vencedor uns anos atrás. Para este ano, George W. Bush - o próprio - está concorrendo por pior ator em "Fahrenheit 11 de Setembro", de Michael Moore. O meu voto já é dele...

Vou então tentar fazer uma lista dos "indicados" da minha vida em 2004. Não vou lembrar de todas as categorias, e sempre corro o risco de ser injusto com alguém por puro esquecimento ou por ter que escolher apenas 1, mas vamos lá:

Melhor filme: Fita da cerimônia de formatura de Jornalismo 2003/2, ocorrida em 23/01/2004;

Melhor ator: Rodrigo da Silva, proprietário do jornal replay. Nunca alguém foi tão cara-de-pau. Nem mesmo o Pinóquio!!;

Melhor atriz: Scarlet Carpes! Minha primeira contratada e hoje minha grande amiga!;

Melhor ator coadjuvante: Luis Felipe Corullón, o grande parceiro de 2004, sem dúvida!;

Melhor atriz coadjuvante: Fernanda Brisot! A grande amiga que, infelizmente, teve que nos deixar. Ela sabe que já está fazendo falta!!;

Melhor Diretor: Fábio Daniel L. Jacques (não é fácil manter a direção depois de um ano desses);

Melhor Roteiro Original: Jornal replay (na teoria);

Melhor Roteiro Adaptado: Jornal replay (na prática);

Melhor Fotografia: Gabi Di Bella, óbvio!!;

Melhor Trilha Sonora: The Beatles, pela 41a vez!!!;

Melhor Animação: "Os Incríveis" (o reencontro da galera do CBC em Novembro);

Melhor Filme Estrangeiro: Luana em Londres. Pensei em ir visitá-la, mas não foi possível. Pelo menos ela voltou!;

O ano não correspondeu às expectativas que se tinha dele, então não tivemos nenhum grande destaque. Fica o prêmio pelo conjunto da obra para todos os amigos que não estão nesta lista mas que foram destaque nos outros anos, ou em categorias que não caberia listar aqui.

E na sua lista, quais seriam os indicados de 2004?
712

Nenhum comentário: