22.2.05

O melhor do Brasil...


é o brasileiro....

Carioca, desempregado, malandro, apaixonado por futebol e pelo Brasil. Em certos aspectos, e apesar de ter sido criado por um estrangeiro, Zé Carioca é a síntese do que de melhor o brasileiro tem. É, também, um retrato fiel a este povo que "não desiste nunca", e segue acreditando em um futuro melhor.

Seu bom-humor, seu bom coração e sua incessante luta para sobreviver são ótimos exemplos de como se deve encarar a vida em um país como o Brasil. É fácil? Não, mas para ele também não é. Desempregado como grande parte dos brasileiros, nem por isso rouba, mata, mente ou reclama do mundo como se o direito que ele tem de ter uma vida melhor fosse só uma questão de governo, por exemplo. Ele sabe aproveitar o que a vida tem de bom, ali mesmo, na Vila Xurupita.

Ele não tem estudo, mas tem saúde. Ele não tem dinheiro, mas tem amigos. Ele não tem emprego, mas tem uma namorada e conhece muitas outras pessoas que estarão sempre ali quando ele precisar. É claro que não dá para dizer que, sendo alérgico a trabalho, ele seja um cara batalhador. Mas pelo menos ele é uma pessoa positiva, que sabe que a coisa mais importante da vida é o que temos agora, e aqui por perto, não o que poderíamos, deveríamos ou mesmo um dia teremos.

Isso é uma coisa que falta muito ao povo brasileiro. De todas as classes sociais, do pobre ao mais rico, falta humildade, simplicidade e respeito. Humildade para se reconhecer como parte do problema, e não como "imaculado ser no meio da sujeira". Simplicidade para enxergar, como o Zé, que o que vale é o simples, o cotidiano. Respeito, acima de tudo, para saber viver, verdadeiramente em sociedade. Saber que há diferença, por exemplo, entre não ter preconceito e dizer que não tem. De que adianta reclamar de tudo se, sempre que puder, a gente tira vantagem? Enquanto cada um pensar que "isto que eu estou fazendo não fará diferença", todos estarão certos.

Temos muitos problemas? Temos.. estruturais até. Só que a vida não é só isso, e o Brasil também não é. Vivemos num país continental, com um clima maravilhoso e uma cultura rica e diversificadíssima. Ao invés de valorizarmos isto, não, preferimos fazer comparações sócio-econômicas com a Europa ou os Estados Unidos (cujos povos há muito já entenderam isso), e reclamar de novo.

Eu sinto ter que dizer isto, mas, o país que todos esperamos não vai acontecer. Pelo menos não enquanto nós estivermos vivos. É ilógico e irracional exigir que 5 séculos se transformem em cerca de 10 ou 15 anos. Fazer toda a transformação que se espera então, levará outros 500. A única coisa certa é que, não importa o quanto melhore, nós (o povo) nunca estaremos satisfeitos.

Se me permitem a licença poética. Será que o Zé Carioca não pensa nisso? Aposto que pensa.. e aposto também que ele tem o mesmo desejo que nós todos, de que as coisas se resolvam, e para ontem!!! Contudo, ele não espera que o a solução caia do céu. Ele aproveita a vida dele, da melhor forma possível, enquanto espera...
895

Nenhum comentário: