22.4.05

Porque toda a história tem um começo...

Image hosted by Photobucket.com

Para salvar seu filho da destruição do seu próprio mundo, um pai o envia através do espaço para um planeta distante, onde ele poderá crescer e se desenvolver como se fora um nativo. O menino, adotado pela família Kent de Smallville (Pequenópolis, em Português), interior do Kansas (EUA), desenvolve super-poderes graças aos efeitos do sol amarelo. Depois de uma bucólica adolescência na fazenda da família, o jovem Clark Kent decide ir para a cidade grande, Metrópolis. Ele então começa a trabalhar como jornalista no Planeta Diário, onde conhece, entre outros, Lois Lane.

Todo mundo conhece esta história. Criada há mais de meio século e imortalizada no cinema durante a virada dos anos 70 para os 80, a história do último sobrevivente do planeta Kripton, vivido nas telonas por Christopher Reeve, é até hoje a mais famosa história de super-heróis. Desde 2001 uma parte até então quase desconhecida desta biografia vem sendo mais profundamente explorada. "Smallville", produzido pela Warner Channel, conta a história do jovem Clark Kent, antes de ele se mudar para Metrópolis, e enquanto ele descobre suas habilidades especiais.

Na verdade, a série conta a história do estudante Clark Kent ao seu modo. Todo o universo do super-homem está aí. Lana Lang, Lex Luthor, Pete Ross, Jonathan e Martha Kent, e até mesmo Perry White e Lois Lane, em participações especiais. Com diferenças em relação ao filme (que é a versão mais famosa da história), o seriado apresenta uma versão própria da adolescência de Clark. Nesta, ele e Lex são grandes amigos, e a transformação deste no seu maior inimigo acontece lentamente.

É como se fosse um interminável novo filme do super-homem. Quando começou, "sabia-se" que terminaria onde inicia o filme de 1978, ou seja, Clark se tornaria jornalista, se mudaria para Metrópolis, e teria total controle sobre seus poderes, então praticamente desconhecidos. Além disso, só depois de começar a trabalhar no Planeta Diário viria a conhecer, entre outros, Lois Lane e Lex Luthor. As diferenças entre as duas versões da história podem até assustar, ou decepcionar, quem gosta do filme em um primeiro momento. Mas logo a atenção é dominada pelos problemas que o sempre inseguro Clark Kent tem que enfrentar.

Eu acredito que uma das grandes razões para o sucesso da série seja exatamente a curiosidade que a idéia de como teria sido a adolescência do herói desperta. Além disso, as dificuldades que ele tem para manter segredo sobre suas habilidades também são muito bem demonstradas, e a existência de uma grande história "secundária", que se desenvolve como pano de fundo durante os episódios, é outro fator interessantíssimo desta série.

Smallville está em sua quarta temporada. A High School americana, onde o personagem estuda, possui 4 anos. Supostamente, aqui terminaria a série já que, na faculdade Clark Kent não vivveria mais em Smallville. Não sei exatamente como vai ser, mas sei que já estão programadas outras temporadas. Espero que sim, pois ainda existe muito o que explorar, mesmo nos arredores da Fazenda Kent.

Onde assistir: Warner Channel
4ª temporada: Ter, 21hs.
Reprises: Qua, 14hs; Sab, 19hs
Episódios Antigos:
Seg a Sex: 10:30 e 16:30

1465

Nenhum comentário: