26.4.05

Vou me embora para Pasárgada...


Depois de muito tempo pensando, eu decidi. Vou embora. Chega de ficar correndo atrás de emprego, sem ter grana para sair de noite, dar um passeio ou poder planejar férias. Antes que digam que eu só quero vida boa, eu gosto muito de trabalhar sim. Eu amo o que eu escolhi para fazer da minha vida. Esta, aliás, é uma das poucas certezas inabaláveis que eu tenho (mas isto é assunto para outro momento)...

Para os que ainda não sabem: Io sono italiano, grazie a dio. Sim, sou legalmente cidadão italiano, graças ao meu avô materno. O que todos devem saber é que isto abre uma gama de possibilidades muito grande. A chance de morar e, principalmente, trabalhar na Europa pode trazer um grande aprendizado, além de ser uma oportunidade de viver em um país mais "lógico", digamos assim...

Que ninguém pense que eu estou achando que vou viver na Disneylândia. Não, eu sei que o início vai ser complicado, e que sempre existe a chance de a coisa não dar certo. É por isso mesmo que eu não estou indo agora, por exemplo. Quero ter uma certa segurança financeira antes de me "aventurar". Estou me preparando para uma grande mudança na minha vida, mas se o resultado for ruim, estou trabalhando para que seja o "menos ruim" possível.

Londres. A capital inglesa será o meu destino inicial. É lá que eu vou morar nos primeiros tempos, e só Deus sabe por quanto tempo. O certo é que eu vou conhecer bem a cidade e a terra dos Beatles, antes de "partir para outra". A minha idéia, na verdade, é bem simples. Vou para onde a vida me levar. Quero trabalhar, a médio prazo de volta com jornalismo e comunicação, se for possível, mas não vou fincar raízes em lugar nenhum. Minhas raízes estão e sempre estarão aqui, em Porto Alegre. O resto é galho, e por aí eu vou...

Essa idéia de ir para a Europa já é "velha". Aqui mesmo eu já comentei sobre ela, há meses atrás. Por todo este tempo, contudo, eu pensei nesta viagem como um objetivo a longo prazo. A idéia era trabalhar para, quando tivesse grana, ir. Lá se vão 11 meses, e nada de emprego, nem de dinheiro. No último final de semana eu acabei decidindo. Eu quero ir, e é para isto que eu vou trabalhar daqui para frente.

E vou trabalhar mesmo. Vou fazer cursos técnicos de informática para aprofundar alguns conhecimentos que eu já tenho, vou oferecer trabalho de digitação, o que for. Não sei bem ainda o que vou fazer, e nem quando vou. Minha idéia é ter condições de ir lá pelo meu aniversário, mais ou menos, se nenhuma nova idéia de fonte de renda me surgir.

Os meus planos são de ficar lá o tempo que for. Um ano, dois, três, não sei. Quero, com calma, tentar fazer a minha vida lá. Se não der, quero juntar uma grana legal para poder voltar para cá com a chance de começar uma vida "nova". Também quero aprender, e muito, sobre me virar sozinho. Existem coisas mais "simples" que tornam esta viagem ainda mais desafiadora. Eu moro no mesmo lugar desde que tinha 11 meses de vida, ou seja, vivi a vida toda no mesmo lugar. A mudança de "referencial", e o fato de ter que sustentar o novo também serão aprendizados muito importantes.

É claro que eu não poderia esquecer dos meus amigos. Esta, além é claro da minha família, é a única parte ruim disto tudo. Hoje eu fico feliz quando encontro amigos das mais variadas épocas, lugares ou situações, quase que diariamente, sem nunca perder o contato com quase nenhum. Eu sei muito bem que, por mais que eu não queira, muitos destes contatos se perderão. Não é verdade que nos tornaremos menos amigos, claro que não. Mas aquele convívio do dia a dia, de contar como foi o final de semana ou aquela festa, vai se perder. Quero que todos eles saibam que vou levá-los comigo e, sem deixar promessas que depois não possa cumprir, vou fazer o possível para não desaparecer.

É isso aí. Hoje começa uma fase de transição, que só estará terminada daqui a um ano, quem sabe. Mais do que a preparação para a viagem, é a preparação para uma nova fase da minha vida. Boa sorte para mim, e para todos.
1500

Nenhum comentário: