12.5.05

O que são 60 anos?



Respondendo direto, são 720 meses. Ou 21915 dias, 525960 horas ou 31557600 minutos. São cerca de 4 gerações, se contarmos questões sócio-comportamentais. Contudo, se levarmos em conta outros pontos de vista, 60 anos pode parecer passar instantâneamente...

O fim da Segunda-Guerra Mundial é um bom exemplo disso. Para os poucos ainda presentes que viveram o seu terror, é como se o tempo nunca passasse. Assim como para cidades, regiões e culturas que estão para sempre marcadas por estes fatos acontecidos "há tanto tempo"...

O mesmo vale para a História. Para este relógio incessante que começa Deus-sabe-onde e termina nem Deus sabe quando, 60 anos são poucos minutos. As raízes "diretas" da Segunda-Guerra, por exemplo, remontam a um tempo anterior de mais de 60 anos.

Quando se estuda a fundo essas raízes, entende-se que um confronto mundial seria, de certa forma, inevitável. É claro que não era necessário que ele chegasse às proporções que atingiu, mas o mundo passava por uma fase de transição de sua estrutura política nunca antes ocorrida tão rapidamente. Era o fim dos imperialismo e de suas monarquias absolutistas, e o início dos Estados Nacionais. Itália e Alemanha, os últimos a se unificar, precisariam correr atrás do prejuízo dentro da lógica colonialista da Europa de então. Portugal e Espanha, outrora grandes potências, já não tinham mais o mesmo poder pois suas colônias há muito haviam se tornado independentes.

É nesta Alemanha "atrasada" na corrida imperialista que surge Adolf Hitler. Austríaco, homem das artes, grande amante de seu país e, mais do que isto, da sua nação germânica. É um dos fundadores - junto com outros homens que pensavam como ele - do partido nacional-socialista alemão, o partido nazista. Defendia uma Alemanha forte, progressista e xenófoba. "Pregava" a supremacia da raça ariana (brancos e não-judeus) e o pan-germanismo (Alemanha para os alemães, onde quer que eles estivessem).

Exceto pelas questões racistas e do uso indiscrimidado da força para fazer do mundo uma "grande Alemanha", Hitler era sim, um homem muito inteligente. Ninguém conquista o poder que ele teve por acaso. Suas razões e seus métodos são altamente questionáveis, mas sua perspicácia e inteligência não. Hoje, por exemplo, se acredita que os alemães que conduziram Hitler ao poder estavam sendo enganados. Não, não estavam. Para quem vivia na Alemanha de então, as promessas do Fürher mostravam uma chance de recuperação e, por isso, era natural que ele conquistasse o apoio popular necessário para chegar aonde quisesse. Depois de receber "carta branca" de seu povo é que Hitler mostrou a sua face mais cruel.

A História é contada pelo lado vencedor. Não estou dizendo aqui que Hitler não fosse um fascínora, mas digo e defendo que os ingleses, franceses e americanos não eram os homens mais bondosos e puros de coração que Deus já colocou no mundo. Será mesmo possível que só os nazistas tinham campos de extermínio? Os aliados, então, só prendiam os inimigos, sem matar, e os colocavam em celas especiais por que muitos deles tinham terceiro grau, certo? Comigo não, violão...

Meus mais profundos respeitos às vítimas desta e de todas as outras atrocidades de qualquer tempo. Independente da "verdade", ninguém merece sofrer, muito menos por coisas que na verdade estão alheias aos seus próprios problemas e a sua própria vida.
1618

Nenhum comentário: