6.7.05

O medo contra o crime

Um menino com medo de morcegos perde seus milionários pais voltando para casa numa noite de ópera. Decidido a vingar a morte dos pais, ele resolve se transformar, depois de adulto, no maior inimigo do crime de Gotham City.

Esta é praticamente a história clássica do Batman, que todos conhecem. Dirigido por Tim Burton no final dos anos 80, teve 3 seqüências que fizeram do homem morcego o super-herói mais vezes filmado - por hollywood - nos anos 90. Em 2005, com Batman Begins a história recomeça.

O filme de Christopher Nolan não é o que se pode chamar de uma refilmagem. Como a origem deste novo roteiro está em uma série especial dos gibis do homem morcego - também lançada no fim dos anos 80 -, alguns detalhes importantes são diferentes da história "original".

Mais do que os fatos, a maior diferença entre as duas versões é o "peso" que a porção psicológica do milionário e órfão Bruce Wayne tem nesta nova produção. Se antes já ficava claro que o Batman era fruto da vontade de vingar a morte de seus pais, agora se torna transparente o fato de que a máscara é também, fruto do medo. São os medos de Bruce Wayne que o fazem se tornar um justiceiro. Não se trata de alguém que deseja simplesmente ajudar aos outros, mas sim que vive uma luta constante contra si mesmo, e contra seus medos.

A fotografia do filme mais "séria" do que os anteriores e o bom roteiro ajudam a criar a atmosfera gótica deste atormentado Bruce Wayne. Christian Bale está muito bem na pele do maior herdeiro de Gothan, e as participações de Morgan Freeman, Michael Caine, Katie Holmes, Liam Neeson e Gary Oldman também contribuem para que este seja o melhor filme da série Batman de toda a história.

Só é capaz de amedrontar alguém aquele que domina seus próprios medos. É isto que faz de Batman um super-herói sem nenhum poder extraordinário.
1917

Nenhum comentário: