20.9.05

Motivos para ter...



Domingo. Família e amigos reunidos, e aquele churrasco assando....

O frio, o ponche, o café colonial ou, nessa e em todas as situações, o chimarrão.

A bombacha, o lenço vermelho e o chapéu com barbicacho.

Bah, tchê, tri legal!

As mulheres. Onde mais a miscigenação fez obras tão belas? Italianas e Alemãs, ou germânicas de um modo geral, em misturas variadas e lindíssimas. Para nós, orgulho de poder admirar e dizer "Ela vem lá do meu Rio Grande". Para elas, todas elas, o orgulho de ser parte desta miscigenação, desta raça.

A música. O acordeon, a gaita e o violão. "O Canto Alegretense", "Céu, Sol, Sul, Terra e Cor", "Eu sou do Sul", "Querência amada", "Os Homens de Preto", "Baile da Mariquinha", "Pára Pedro", "Herdeiro da Pampa Pobre"... são muitas...

Grêmio e Inter. Luis Felipe Scolari, Everaldo, Renato Portaluppi e Falcão. Ronaldinho GAÚCHO, Daiane dos Santos e, mais recentemente, João Derly.

Getúlio Vargas. O amem ou o odeiem, foi o presidente qe governou o país por mais tempo e, sem dúvida, o mais marcante de todos.

Bento Gonçalves, Antônio Souza Neto, Borges de Medeiros, Flores da Cunha, Julio de Castilhos. Brizola e João Goulart. Se incluirmos o período militar: Costa e Silva, Médici e Geisel.

Érico Veríssimo, Luis Fernando Veríssimo, Moacyr Scliar, Mário Quintana.

Teixeirinha, Lupicínio Rodrigues, Elis Regina.

O "Continente de São Pedro". A Serra GAÚCHA, Rio Grande, Pelotas, os Sete Povos das Missões, Uruguaiana, a fronteira com a Argentina, a fronteira com o Uruguai, o litoral e Porto Alegre.

Chimangos e Maragatos. O verde, o amarelo e o vermelho!

20 de setembro de 1835. O dia em que virtuoso povo da província mais ao sul do Império brasileiro decidiu fazer valer a sua vontade. Naquela madrugada começou a nascer a identidade GAÚCHA que todos os citados acima possuem ou possuíram, e sempre ostentaram com um orgulho incontido.

Viva o Vinte de Setembro, o precursor da liberdade!

Essas são algumas das razões que me fazem ter este orgulho de ser gaúcho. De ser, de possuir e ao mesmo pertencer a esta cultura aguerrida e brava. E você, do que mais se orgulha?
2384

Um comentário:

Anônimo disse...

Po, Fabio!

Me pegou, no msn! Jurava que tinhas escrito um texto sobre A noticia! To no aguardo!
Abração, da sra Fritsch :)