22.10.05

Apenas para dar um recado...


Eu tinha escrito um texto longo, sobre por que votar não. Publiquei e ele desapareceu. É pena, mas acontece.. Como não vou lembrar da metade, fica apenas o meu recado...

Eu não poderei votar amanhã. Se pudesse, daria um sonoro NÃO. Não ao fim do comércio de armas de fogo e munição. Não ao referendo sobre um problema que não acaba em si e não a uma estrutura de governo que quer jogar a culpa da sua ineficiência na população.

Violência só causa mais violência. Verdade, mas a origem da violência não está nela mesma, mas em toda uma conjuntura social que não vai se resolver por decreto. Atacar só a própria violência é como tentar apagar um incêndio com vento.

Eu acredito que todos os problemas do Brasil têm a mesma origem. Educação. Um povo com educação não precisa de referendo sobre armas, pois sabe o valor da vida, do respeito ao próximo e da responsabilidade de se ter uma arma. Um povo educado também vota melhor...

Um ponto positivo deste referendo é a discussão que ele está causando. Poucas vezes se viu tantas pessoas debatendo direitos e deveres, quem pode e quem não pode, quem manda e quem obedece. Diferente de todas as outras vezes, quando o defendido era um projeto político muitas vezes indefinido, agora as pessoas estão defendendo seus próprios direitos, e refletindo sobre as conseqüências de uma decisão.

Contudo, eu deixo uma pergunta. Por que um referendo sobre comércio de armas? Por que não sobre a fome? Sobre a própria educação, quem sabe?

Defendo a manutenção do direito a ter uma arma, mas defendo o fim das armas. Contraditório? Não, realista.
2648

Nenhum comentário: