20.12.05

Deu pra ti! (ou: 10 anos!)

Esta semana está sendo muito especial. Além do óbvio, que é o Natal que está se aproximando, eu tenho pelo menos mais duas razões para pensar assim.




A primeira é que, por causa do Natal, amanhã eu estou voltando para Porto Alegre. "Deu pra ti, baixo astral, vou pra Porto Alegre, tchau!".

Vai ser rápido, apenas 3 dias, e não vai dar para matar a saudade de tudo. Talvez até piore algumas saudades, de pessoas que eu gostaria de encontrar mas não vou poder ou não vou conseguir.

De qualquer forma, só estar lá, ver a cidade, a gente, os costumes, já vai ter valido a pena. É claro que quanto mais gente eu encontrar melhor. Quero muito encontrar todo mundo, mas sei que não vai ser possível. Eu sou apenas um, o tempo é curto e a cidade é grande. Vou tentar aproveitar ao máximo e conto com os meus amigos de lá para me facilitar as coisas..

Mas também vai ser estranho. Apesar de ainda me sentir - orgulhosamente - porto-alegrense, sei que meu ponto de referência, pouco a pouco, está deixando o Rio Grande para vir para Santa Catarina. Foi uma escolha que fiz, da qual não me arrependo, mas que, como todas as escolhas, tem seus prós e seus contras. Ir a Porto Alegre como "turista" (apesar de não ser exatamente o caso) vai ser mesmo... curioso.

Lá se vão quase 3 meses desta mudança. Nunca, em toda a minha vida, eu passei tanto tempo longe de Porto Alegre, salvo em férias de verão. Mesmo assim, aliás, acho que três meses completos, nunca...

E a segunda razão pela qual esta semana é especial tem a ver exatamente com "toda a minha vida". Bem, talvez não toda ela, mas os últimos 10 anos. Hoje, 20 de dezembro de 2005, completa-se 1 década que eu me formei no segundo grau.

Uma década! Dez anos.. dez aniversários, dez natais, dez reveillóns. Para se ter uma idéia de quanto tempo é isto, basta eu dizer que sou de uma época em que não existia internet. Meu primeiro contato com a rede foi em 1996, já na faculdade. No meu tempo os trabalhos de colégio eram feitos a mão, e a discussão dos professores, já no fim da minha vida escolar, era se o trabalho poderia ou não ser entregue impresso (alguns não aceitavam pois poderia se imprimir em qualquer lugar, sem ter garantias da autoria do trabalho).

Depois veio a Ulbra - hoje lembrada como "bons tempos" -, a retomada do curso inicial, o novo cursinho, a PUC, os estágios, os empregos e, mais recentemente, a grande virada. Apesar de, na verdade, ser um dia qualquer, parece que hoje se encerra um ciclo. É como se agora a contagem começasse a perder o sentido.. o que pode ser pior do que 10 anos?

Por uma dessas coincidências da vida, 2 primais minhas, que até "outro dia" eram crianças, estão se formando no segundo grau exatamente hoje. Se eu ainda precisava de alguma para me sentir velho...

Bom, é isso! Feliz Natal a todos, e Porto Alegre me aguarde! Que venham os próximos 10 anos!
3274

Nenhum comentário: